IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Temos que fazer abertura agora porque economia não resiste, diz Afif

As atividades estão sendo retomadas em meio à pandemia do novo coronavírus no Brasil - Getty Images
As atividades estão sendo retomadas em meio à pandemia do novo coronavírus no Brasil Imagem: Getty Images

De Marcela Ayres

Em Brasília

22/06/2020 12h11

BRASÍLIA (Reuters) - O assessor especial do Ministério da Economia Guilherme Afif afirmou nesta segunda-feira que é necessário fazer a reabertura agora porque a economia não resiste muito tempo ao isolamento social.

Ao participar de debate online promovido pela Câmara dos Deputados, ele pontuou que ficar em casa deve ser uma opção apenas para os que estão no grupo de risco para a infecção pelo coronavírus.

Afif avaliou que o retorno à atividade está começando a ser feito com o cuidado necessário e que não é possível abrir mão desse processo.

Ele também disse ter "crítica severa" à política de governadores e governadores que querem abrir shoppings por apenas quatro horas ao dia, argumentando que os estabelecimentos com isso acabam concentrando o atendimento.

Na visão de Afif, os shoppings deveriam funcionar por 12 horas para com isso conseguirem implementar medidas de espaçamento para o vírus não se propagar.

CRÉDITO

Sobre o Pronampe, programa do governo de garantia para crédito a micro e pequenas empresas, Afif afirmou que os cinco grandes bancos brasileiros —Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco e Santander— começaram a operar no âmbito do programa, mas que a lentidão na concessão de financiamentos "é grande no sistema".

Ele estimou que nessa semana ou na próxima o dinheiro começará a chegar na ponta.

Também presente no debate, o deputado Efraim Filho (DEM-PB) deu pistas de mudanças que devem ser implementadas no Congresso sobre outra ação do governo, a Medida Provisória (MP) que abre caminho para aporte de até 20 bilhões de reais do Tesouro no Fundo Garantidor para Investimentos (FGI), administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A iniciativa, que é voltada às pequenas e médias empresas, prevê a garantia do governo de parte dos empréstimos feitos por bancos a esses negócios, numa proporção mais baixa que no Pronampe.

Efraim ressaltou que a ideia é que sejam liberados 80 bilhões de reais em empréstimos no total. O deputado, que é relator da MP, disse querer alongar o prazo de pagamento dos empréstimos para até 60 meses, e também aumentar a carência para o primeiro pagamento para 12 meses.

(Por Marcela Ayres)