IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Rublo atinge pico de sete anos após Ocidente dizer que Rússia deu calote

Tombo do rublo é registrado após a Rússia ser acusada de entrar em inadimplência - GETTY IMAGES
Tombo do rublo é registrado após a Rússia ser acusada de entrar em inadimplência Imagem: GETTY IMAGES

Reuters, Moscou

28/06/2022 08h51

O rublo atingiu uma máxima de mais de sete anos hoje uma vez que os controles de capital e os impostos de final de mês compensaram o impacto negativo das declarações ocidentais que a Rússia deu calote em seus títulos internacionais pela primeira vez em mais de um século.

A Casa Branca e a agência de crédito Moody's disseram que a Rússia entrou em inadimplência, pois as sanções efetivamente excluíram o país do sistema financeiro global.

Mas o Kremlin, que tem dinheiro para fazer pagamentos a partir das receitas de petróleo e gás, rejeitou as afirmações e acusou o Ocidente de levá-lo a uma inadimplência artificial.

O rublo tinha alta de 0,9% em relação ao dólar, a 52,93, depois de atingir seu nível mais forte desde o início de junho de 2015 de 52,5750 no pregão de Moscou.

O rublo ganhava 0,8% contra o euro, a 55,88, rondando níveis muito mais fortes do que antes de a Rússia enviar dezenas de milhares de tropas para a Ucrânia em 24 de fevereiro.

Na época, o rublo era negociado perto de 80 por dólar e 90 por euro uma vez que estava em modo de flutuação livre, afetado por temores de sanções e sem suporte dos controles de capital.

A alta do rublo pode ser limitada dada a crescente preocupação com o impacto do rublo forte sobre as receitas da Rússia com a venda de commodities no exterior em moeda estrangeira.

As restrições de capital fizeram do rublo a moeda com melhor desempenho este ano e ajudaram a deixar de lado as questões com a emissões de dívida da Rússia.