Na semana passada, o Airbus Beluga, conhecido como baleia, trouxe ao Brasil o helicóptero ACH160, um dos mais luxuosos e modernos da atualidade. O primeiro exemplar do modelo a ser entregue no mundo foi vendido para um cliente brasileiro.
Segundo informações da coluna de Lauro Jardim, no site do jornal O Globo, a aeronave é do empresário Carlos Alberto Sicupira, uma das pessoas mais ricas do Brasil, na lista de bilionários da Forbes. Ele é um dos fundadores do 3G Capital, fundo de investimentos que controla marcas como AB InBev, Burger King, Heinz e Lojas Americanas, ao lado de Jorge Paulo Lemann e Marcel Herrmann Telles.
O helicóptero custa US$ 19,5 milhões (R$ 101 milhões) e é todo personalizado de acordo com o gosto de cada cliente, desde a quantidade de assentos até o tipo de tecido e a linha que será utilizada na costura do estofamento.
O ACH160 de matrícula PS-AXM ainda está registrado em nome da Helibras, subsidiária da Airbus no Brasil, e deve ser repassado em breve ao seu novo dono. ACH é a sigla para Airbus Corporate Helicopters, divisão de helicópteros de luxo da fabricante francesa de aeronaves.
Luxo aéreo
O ACH160 é um modelo derivado do H160 da própria Airbus. A diferença entre eles é no nível de luxo e conforto que a primeira oferece em comparação com a versão de uso civil.
Em seu interior, cabem até dez passageiros, além de dois pilotos na parte da frente. São três tipos de interior que o cliente pode escolher: Line, Line Lounge e Exclusive. Em todas, é possível personalizar o interior com os detalhes que o cliente quiser.
Segundo Alessandro Branco, diretor de programas e suporte da Helibras, subsidiária do grupo Airbus no Brasil, o modelo é um dos mais modernos da fabricante, com 68 patentes desenvolvidas apenas nele.
"É de material composto, tem um novo motor, muito potente, e ainda tem um sistema de aviônicos da Helionix, feito especificamente [para pilotar] aeronaves de asas rotativas", diz o executivo.
Além do piloto automático, o ACH160 tem uma série de automações para garantir a segurança da operação. Uma delas é o sistema de estabilização automática.
"Há um recurso em que, se o piloto se perder ou se tiver alguma desorientação, ele aperta um botão, e a aeronave se estabiliza sozinha", afirma Branco.
Esse recurso de segurança é uma inovação nessa linha de helicópteros e evita um tipo de acidente que ocorre, principalmente, quando o tempo fica ruim, que é a colisão contra o solo ou outros obstáculos, já que o piloto perde a visibilidade.
Chegada ao Brasil
A operação que trouxe o helicóptero ao Brasil foi cercada de admiradores de aeronaves e de profissionais do setor. O ACH160 foi trazido dentro do avião Beluga, um supercargueiro da Airbus especializado no transporte de grandes volumes pelo meio aéreo.
O avião é uma adaptação do A300-600, que teve a fuselagem remodelada e ficou com o formato parecido com o de uma beluga. A aeronave foi recebida no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), em 25 de julho. O helicóptero foi descarregado e montado nos dias seguintes, seguindo voo para o aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, onde fica a Helibras.
Branco explica por que o helicóptero veio no Beluga e não desmontado em contêineres para ser montado aqui.
"Queríamos trazer o ACH160 em grande estilo para o Brasil, e conseguimos. É a primeira vez do Beluga na América Latina e o primeiro a ACH160 no mundo, aqui para o Brasil. Trouxemos o helicóptero já em uma condição muito avançada de montagem para poder entregar dentro da data que o cliente deseja", diz Branco.
Ficha técnica
Modelo: ACH160
Fabricante: Airbus Corporate Helicopters
Capacidade: Até dez passageiros, mais dois pilotos
Altura: 4,92 metros
Comprimento: 15,69 metros
Diâmetro do rotor: 13,4 metros
Distância máxima voada: 852 km
Velocidade máxima de cruzeiro: Cerca de 290 km/h
Tempo máximo de voo: 4h30
Peso máximo de decolagem: 6.050 kg (incluindo passageiros, bagagem, tripulação e combustível)
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