O que faz de um franqueado ser investidor?
Em tempos de crise, mais investidores começam a olhar para a franquia como uma opção interessante e rentável. O franqueado investidor é aquele que faz a escolha da franquia se baseando, principalmente, em informações financeiras.
Mais do que querer abrir o negócio dos seus sonhos, esse investidor está preocupado em encontrar uma franquia que tenha uma boa lucratividade, um prazo de retorno de investimento condizente com suas expectativas e que entregue mensalmente a ele uma remuneração compatível com o capital investido.
Como a imensa maioria dos investidores escolhe franquias rentáveis, consegue obter sucesso e recupera o investimento, é comum que eles reinvistam o lucro que obtiveram com a franquia em uma nova unidade franqueada. Por isso, é cada vez mais comum encontrar franqueados que têm duas, três, vinte lojas de uma mesma rede.
Mas e quando a rede cresce tanto que não há mais tanto fôlego para expansão? Ou quando muitos franqueados querem comprar mais lojas e não há mais espaço no mercado para atender todo mundo?
Para que esses franqueados comprem uma nova franquia da mesma empresa – e não de empresas franqueadoras concorrentes –, muitos franqueadores têm criado uma outra marca.
É o caso, por exemplo, do Grupo Boticário. A empresa cresceu tanto que se tornou a maior rede de franquias do Brasil. Os franqueados satisfeitos sempre se candidatavam a comprar mais lojas, mas o mercado começou a não ter tanto espaço para acomodar mais pontos de venda da marca.
O que a empresa fez? Lançou outras marcas, como Quem disse, Berenice? Assim, os franqueados que querem reinvestir seu lucro e comprar mais franquias têm mais opções de investimento dentro da própria empresa – e não precisam migrar para concorrência. A mesma coisa tem acontecido com outras empresas franqueadoras, como o Grupo Trigo (que além do Spoleto, abriga as marcas Koni Store e Domino’s Pizza).
Vale a pena prestar atenção em empresas como essas. Quando muitos franqueados da mesma rede têm mais de uma loja, isso pode ser um indicador de que o negócio funciona bem e que a franqueadora dá o suporte necessário. E quando a rede de franquia tem mais de uma marca, isso pode ser um sinal ainda mais forte de sucesso da empresa.
É uma tendência do mercado que as grandes redes que alcançaram o sucesso criem novas marcas para acomodar seus franqueados. Também é uma tendência que as marcas novas cresçam cada vez mais com a ajuda de seus próprios franqueados, que investirão em novas unidades.
Para quem quer abrir uma franquia, fica a dica: se a rede já tem algum tempo de mercado e não há nenhum franqueado com mais de uma loja, isso pode ser um sinal de que a rede tem problemas. Fique de olho.
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