IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

O que podemos aprender com as franquias sobre processos e padronização

Filomena Garcia

Colunista do UOL

15/12/2015 06h00

Existem diversas razões para as franquias acumularem casos de sucesso e conseguir bons resultados mesmo em períodos difíceis. Mas hoje gostaria de falar sobre um único aspecto que garante esse bom desempenho e está na essência do franchising: a padronização.

Ao entrar em uma unidade franqueada, o consumidor consegue rapidamente identificá-la. E isso só acontece porque ela segue um padrão: tem a mesma marca, o mesmo layout de loja, os mesmos produtos, os mesmos preços e o mesmo tipo de atendimento que as demais unidades daquela rede.

Nas franquias, o cliente já sabe exatamente o que esperar da sua experiência de consumo. Tem certeza que seu sanduíche, por exemplo, terá o mesmo sabor e qualidade em qualquer uma das franquias da rede.

Por oferecer previsibilidade ao consumidor, as franquias costumam ter preferência em momentos de crise: com pouco dinheiro no bolso, o cliente evita riscos e quer fazer compras em que há uma boa relação custo/benefício.

E como as franquias conseguem manter a padronização em todas as unidades da rede? Isso só acontece graças a processos claros e bem definidos, que servem de base para o treinamento de todos os colaboradores.

Aliás, hoje existem vários recursos para tornar os processos mais úteis e atrativos. Eles podem ser apresentados por meio de vídeos, games e até histórias em quadrinhos, tornando-se mais  dinâmicos e divertidos. O importante é que a linguagem seja simples e adequada para quem for usá-la.

Para que uma operação franqueada funcione bem, um dos principais desafios do franqueador é identificar os processos-chave da empresa, documentá-lo de forma clara e concisa e transmitir todas essas regras e padrões aos funcionários, por meio de treinamentos. Sem isso, o sentido da franquia se perde.

Portanto, se você tem uma empresa ou pretende abrir um negócio em 2016, inspire-se nas franquias e desenhe cuidadosamente os principais processos do seu negócio. Isso ajudará seu empreendimento a funcionar melhor, mantendo a qualidade e o controle de todos os serviços prestados. E, de quebra, ter processos e padrões bem definidos ajudam a preparar a sua empresa para expansão.