O que podemos aprender com as franquias sobre processos e padronização
Existem diversas razões para as franquias acumularem casos de sucesso e conseguir bons resultados mesmo em períodos difíceis. Mas hoje gostaria de falar sobre um único aspecto que garante esse bom desempenho e está na essência do franchising: a padronização.
Ao entrar em uma unidade franqueada, o consumidor consegue rapidamente identificá-la. E isso só acontece porque ela segue um padrão: tem a mesma marca, o mesmo layout de loja, os mesmos produtos, os mesmos preços e o mesmo tipo de atendimento que as demais unidades daquela rede.
Nas franquias, o cliente já sabe exatamente o que esperar da sua experiência de consumo. Tem certeza que seu sanduíche, por exemplo, terá o mesmo sabor e qualidade em qualquer uma das franquias da rede.
Por oferecer previsibilidade ao consumidor, as franquias costumam ter preferência em momentos de crise: com pouco dinheiro no bolso, o cliente evita riscos e quer fazer compras em que há uma boa relação custo/benefício.
E como as franquias conseguem manter a padronização em todas as unidades da rede? Isso só acontece graças a processos claros e bem definidos, que servem de base para o treinamento de todos os colaboradores.
Aliás, hoje existem vários recursos para tornar os processos mais úteis e atrativos. Eles podem ser apresentados por meio de vídeos, games e até histórias em quadrinhos, tornando-se mais dinâmicos e divertidos. O importante é que a linguagem seja simples e adequada para quem for usá-la.
Para que uma operação franqueada funcione bem, um dos principais desafios do franqueador é identificar os processos-chave da empresa, documentá-lo de forma clara e concisa e transmitir todas essas regras e padrões aos funcionários, por meio de treinamentos. Sem isso, o sentido da franquia se perde.
Portanto, se você tem uma empresa ou pretende abrir um negócio em 2016, inspire-se nas franquias e desenhe cuidadosamente os principais processos do seu negócio. Isso ajudará seu empreendimento a funcionar melhor, mantendo a qualidade e o controle de todos os serviços prestados. E, de quebra, ter processos e padrões bem definidos ajudam a preparar a sua empresa para expansão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.