IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #101: Ricardo Dias, fundador da Adventures

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/09/2021 15h03

Como usar a propaganda para criar negócios? Marcas com nomes de artistas serão o futuro? Quais são as grandes tendências que vão ficar para o mundo pós-pandemia?

O podcast Mídia e Marketing desta semana recebe Ricardo Dias, sócio-fundador da Adventures. Ricardo foi o primeiro entrevistado do programa, em 2019, e volta agora no 101º episódio —confira a entrevista acima, na íntegra.

O executivo, que até ano passado era vice-presidente de marketing da Ambev, também fala sobre a importância de as empresas assumirem riscos e comenta como as marcas podem levar a melhor na disputa pela atenção do consumidor.

"Construção de marca e criatividade continuam sendo fundamentais para um negócio vencedor. Com a pandemia, empresas foram obrigadas a ser mais ágeis. Jogamos todos os planos pela janela, deixamos de lado os orçamentos e priorizamos as melhores ideias. Nunca tivemos um período tão criativo", afirma o executivo (a partir de 1:52).

"Estamos em um mundo cada vez mais instável, cada vez mais caótico, cada vez mais rápido. Isso não quer dizer que seja ruim. Mostra apenas que quem ficar na inércia, vai ficar para trás. A palavra que faz a diferença na vida de um empreendedor é coragem", diz (a partir de 16:30).

Ricardo também fala sobre as marcas conhecidas como DNVBs (Digitally Native Vertical Brands, ou, em português, marcas verticais nativas digitais).

"O Brasil é o melhor lugar do mundo para criar DNVBs. O brasileiro está muito acostumado a viver no celular. Muitas vezes, é seu 'primeiro computador' e está à mão o tempo todo. Temos mais de 200 milhões de aparelhos, sendo mais de 50% deles smartphones", declara (a partir de 22:10).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.