IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Econoweek

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Tesouro Selic: investimento mais seguro agora é o mais rentável do Tesouro

César Esperandio

29/04/2022 04h00

Chegou a hora perfeita para investir no Tesouro Selic. Esse sempre foi o investimento mais seguro do Brasil, mas agora, além de toda a segurança, também é o que está com a maior rentabilidade lá no Tesouro Direto. Neste artigo, vou traduzir essa oportunidade de ouro para fazer esse investimento, como também mostro no vídeo abaixo.

No dia em que escrevo este artigo e gravei o vídeo acima, estas eram as taxas de rentabilidade das aplicações do Tesouro:

  • Tesouro Prefixado: retornos garantidos entre 11,6% e 11,9% ao ano para quem permanecer até o fim do vencimento.
  • Tesouro IPCA: rentabilidades de IPCA (a inflação oficial do Brasil) acrescida de bônus entre 5,2% e 5,8% ao ano.
  • Tesouro Selic: taxas de rentabilidade da Selic mais bônus entre 0,07% e 0,18% ao ano.

Acontece que, ao aplicar hoje em qualquer uma dessas oportunidades, sua rentabilidade ao final do primeiro ano (bem como dos períodos seguintes) dependerá da inflação medida pelo IPCA e da Selic vigentes no período.

Aí é que está! Segundo o Boletim Focus mais recente, a Selic deverá encerrar o ano de 2022 em pelo menos 13% e recuar para 9% ao final de 2023.

Embora a rentabilidade dessa aplicação leve em conta as taxas vigentes em cada período (ela pode mudar a cada 45 dias), a inflação medida pelo IPCA, que hoje já passou muito dos 10% e beneficiou quem investiu no Tesouro IPCA no último ano, deve fechar o 2022 abaixo de 7% e ainda cair mais ano que vem, abaixo dos 4%.

Isso quer dizer que, se essas projeções estiverem certas, o Tesouro IPCA vai render entre 9% e 12% ao ano, o que na melhor das hipóteses até chega perto, mas ainda fica abaixo do Tesouro Selic.

E o Tesouro Selic ainda parece que vai ganhar do Tesouro Prefixado nas taxas atuais. Então, se você ainda não montou sua reserva de emergência, esta é a oportunidade perfeita para parar de arrumar desculpas e começar a investir com excelentes rentabilidades.

Mas atenção! Isso não quer dizer que essa aplicação é a mais vantajosa em qualquer circunstância.

Apesar de o Tesouro Selic apresentar essa vantagem no curto prazo, a Selic deve voltar a cair nos anos seguintes. Como essa é uma aplicação pós-fixada, a rentabilidade também tenderá a ser menor nos períodos seguintes, apesar de estar muito boa hoje.

Ao contrário, ao aplicar em um Tesouro Prefixado, que hoje parece desvantajoso, ele garantirá o mesmo retorno até 2029 ou 2033 (que são os vencimentos mais longos disponíveis), mesmo quando a Selic retornar a níveis inferiores.

Então, a escolha dependerá de seus objetivos.

Outra ressalva é necessária: grande parte dos servidores do Banco Central estava em greve enquanto gravei o vídeo acima, de modo que o Boletim Focus estava defasado e as projeções utilizadas também.

Qual corretora escolher para investir em 2022?

Você sabia que há mais de 100 corretoras no Brasil e nem todas são legais com os clientes? Algumas cobram taxas adicionais até para você investir no Tesouro.

Separei as dez melhores corretoras para investir em 2022. Todas são taxa zero para aplicar no Tesouro, são seguras e muito bem avaliadas pelos investidores. Mostro quais são elas no vídeo abaixo.

Também tenho uma novidade: o Econoweek está concorrendo ao prêmio iBest na categoria Investimentos. Se você acha nossos conteúdos bacanas, pode contribuir com seu voto.