IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsas dos EUA batem novos recordes após BC manter estímulos econômicos

Do UOL, em São Paulo

18/09/2013 17h58

Os principais índices de ações dos Estados Unidos bateram novos recordes nesta quarta-feira (18). O Federal Reserve, banco central do país, anunciou que vai manter seu pacote de estímulos à economia, o que surpreendeu os investidores.

O índice Dow Jones avançou 0,95%, para 15.676 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve valorização de 1,22%, para 1.725 pontos. São os maiores valores de fechamento da história. O índice de tecnologia Nasdaq subiu 1,01%, para 3.783 pontos.

Após uma reunião de dois dias, o BC dos EUA anunciou que vai manter sua atual política monetária, que injeta todo mês US$ 85 bilhões na economia do país. A decisão surpreendeu investidores no mundo todo, que esperavam uma redução desse pacote. 

O Fed informou que, nas próximas reuniões, vai avaliar se os dados continuam mostrando a melhora do mercado de trabalho e da inflação.

"O comitê decidiu aguardar mais evidências de que o progresso será sustentado antes de ajustar o ritmo de suas compras", disse o Fed em comunicado.

O Fed reiterou ainda que não começará a elevar os juros até que o desemprego caia ao menos para 6,5%, desde que a inflação não ameace ir acima de 2,5%. A taxa de desemprego nos EUA estava em 7,3% em agosto.

A maioria dos participantes do mercado esperava que o banco central dos Estados Unidos desse início a uma retirada do programa de estímulo, reduzindo-o em cerca de US$ 10 bilhões ao mês.

"O mercado adorou o fato de não haver redução. Veremos se isso vai durar", disse o vice-presidente de investimentos do Commonwealth Financial, Brad McMillan.

(Com Reuters)