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Ambição e criatividade são segredos para ter sucesso saindo do zero

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

08/01/2015 06h00

Histórias de pessoas que começam do zero e obtêm sucesso no primeiro negócio --algumas chegando a faturar milhões-- soam surpreendentes. Especialistas ouvidos pelo UOL tentam explicar esse fenômeno. Segundo eles, ter criatividade, otimismo, persistência, autoconfiança e ambição parece ser determinante nesses casos especiais. 

Um exemplo de criatividade é o da ex-faxineira Zica Assis, fundadora da rede de salões de cabeleireiros Instituto Beleza Natural. O pontapé inicial do negócio foi quando ela desenvolveu uma fórmula para moldar os cabelos crespos.

Sem dinheiro para fazer testes laboratoriais, a empreendedora teve de improvisar. No início, os testes eram feitos no próprio cabelo e, depois, no cabelo do irmão. “Se não desse certo [o teste no cabelo do irmão], era só raspar”, afirma a empreendedora.

A falta de recursos, como no caso da ex-faxineira, é o principal gatilho para a criatividade do empreendedor, segundo Renata Chilvarquer, diretora de educação da Endeavor, organização sem fins lucrativos de apoio ao empreendedorismo. “Sem dinheiro, o empresário começa a criar formas alternativas de fazer o negócio gerar receita, ele é obrigado a encontrar novas soluções”, diz.

Para ela, os empreendedores que começam do zero são ambiciosos e sonhadores. “É uma ambição no sentido positivo. Eles fixam um objetivo e lutam com todas as forças para chegar lá. Isso faz com que os obstáculos pareçam menores”, declara.

É o caso do empresário Geraldo Rufino, 55, que desde criança, quando recolhia latas de óleo em um lixão para complementar a renda familiar, sonhava em empreender. Hoje, ele é dono da JR Diesel, um desmanche regularizado de caminhões que faturou R$ 50 milhões em 2013.

Começar do zero exige persistência e autoconfiança

Persistência e autoconfiança também são características marcantes de empresários que começaram do zero, de acordo com Paulo Alvim, gerente de acesso a mercados do Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

“Sempre haverá dificuldades no caminho do empreendedor, especialmente de quem começa do zero. O segredo daqueles que se dão bem é não desistir, é acreditar no próprio potencial e encarar os desafios de comandar um negócio”, diz.

Falta de capital favorece fechamento precoce

Alvim diz que a falta de dinheiro no início do negócio prejudica tanto o investimento (estrutura, estoque, funcionários, logística etc.) quanto a capacidade de formação de capital de giro, uma reserva de recursos para garantir a sobrevivência da empresa em períodos de pouca ou nenhuma venda.

“A falta de capital de giro aumenta o risco de o negócio não sobreviver aos primeiros meses de operação”, afirma. Além disso, quem começa do zero sofre com a desconfiança de bancos e fornecedores, segundo Alvim.

“No início, a oferta de crédito será reduzida e a maioria dos fornecedores exigirá pagamento à vista. A relação se torna mais flexível na medida em que o empresário honra suas obrigações.”

Renata Chilvarquer, da Endeavor, diz que a falta de conhecimento também dificulta o caminho dos empreendedores que começam sem recursos. “Muitos desconhecem conceitos básicos de finanças, como lucro líquido e fluxo de caixa. Isso faz com que percam o controle sobre as contas e acabem misturando dinheiro da empresa com o da casa.”