IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Veja 4 pendências que as empresas devem resolver antes de 2016 começar

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

23/12/2015 06h00

Fechar o ano com os impostos em dia e rever os meses anteriores para, em seguida, planejar os próximos passos. Essas são ações fundamentais para as empresas começarem bem 2016, segundo Nilton de Araujo Faria, sócio da Master Consultores, consultoria de contabilidade.

De acordo com ele, momentos de crise exigem atenção redobrada às contas, pois costumam ser também períodos de alta nos impostos. "Quando os tempos são ‘bicudos’, o governo tende a apertar o contribuinte para fechar suas contas", diz.

Durante a crise, as micro e pequenas empresas que não fazem a "lição de casa" acabam sofrendo mais, de acordo com o consultor. "Ainda há uma grande dificuldade e, por consequência, grandes prejuízos e perda de tempo por não se tratar dos pontos básicos com a devida atenção e cautela."

O consultor apontou quatro pendências que devem ser resolvidas pela empresa antes de 2016 começar. Confira a seguir.

1. Faça o planejamento tributário

O consultor recomenda que os empresários se reúnam com seus contadores para discutir os efeitos sobre o negócio de tributos e obrigações acessórias, como a entrega da declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica. "A análise das demonstrações contábeis ajuda a fazer um planejamento tributário mais adequado ao tipo de negócio, reduzindo custos da empresa”, afirma.

2. Decida se vale adotar novo regime tributário

A opção pelo regime tributário que valerá em 2016 deve ser feita em janeiro, lembra Faria. “Analise o seu regime tributário com base em suas perspectivas de receitas, seus custos e despesas, lembrando que existem basicamente três tipos de tributação no Brasil: lucro real, lucro presumido e Simples Nacional”, diz.

3. Zere dívidas tributárias

Segundo o consultor, é importante que a empresa esteja em dia com seus tributos antes de começar o ano. Se for o caso, é possível parcelar as dívidas. "Faça a avaliação de débitos com a administração tributária federal, estadual e municipal, buscando os parcelamentos dos mesmos para a regularidade do negócio."

4. Adote sistemas financeiros eletrônicos

Para Faria, se a empresa quer profissionalizar a gestão, é necessário adotar sistemas financeiros eletrônicos de contas a pagar e a receber, especialmente empresas que trabalhem com controle de mercadorias.

"Existem no mercado sistemas empresariais de valores acessíveis, alguns gratuitos, que facilitam a gestão, além de serem aderentes aos sistemas contábeis. Ou seja, não exigem que as informações financeiras e fiscais sejam digitadas novamente, o que facilita o trânsito dos dados e diminui a chance de erros."

Engenheira fez faxina em loja e hoje tem 6 empresas

UOL Notícias