Ele aprendeu a limpar sofá com tutorial do YouTube e hoje tem 264 franquias
Quando Willian Tamara, 42, abriu a Doutor Sofá, em 2013, não sabia nada sobre higienização de estofados. Mas divulgou a empresa na internet, conseguiu o primeiro cliente e, só então, comprou os equipamentos parcelando no cartão e foi aprender a limpar sofás em vídeos tutoriais no YouTube. Hoje, a empresa fatura R$ 25 milhões por ano.
Como foi trajetória até montar negócio do zero
Ele nasceu em Bento Gonçalves (RS). Seu pai, José Airton, era carteiro concursado dos Correios, e a mãe, Vera Lúcia, dona de casa. O casal teve três filhos.
Trabalhou como metalúrgico por um ano. Em 1999, aos 18 anos de idade, Tamara trabalhou como auxiliar de soldador em uma empresa que fabricava móveis tubulares, em Bento Gonçalves.
Por dois anos, prestou serviço voluntário no Pará e Amapá. Entre 2001 e 2003, foi missionário da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dia no norte do país. Tamara é mórmon até hoje.
Ele e a mulher trabalharam em uma agência de intercâmbios. O negócio era em Porto Alegre e atuaram lá de 2003 a 2007. Tamara atuava como agente de viagens. Em 2007 se mudaram para Nova Bassano (RS), onde compraram uma escola de inglês de um tio da esposa. Nesse mesmo momento, Willian abriu uma lan house em Nova Prata (RS).
Em 2009, Tamara e a esposa viraram franqueados da Wizard, rede de idiomas, em Joinville (SC). Ele ficou no negócio até 2012, quando saiu da franquia para montar a Doutor Sofá.
Sempre quis montar um negócio do zero. Um dia, vi em um filme uma empresa higienizando um carpete. Deu um estalo. Afinal, toda casa tem um sofá ou um estofado para limpar.
Willian Tamara, dono da Doutor Sofá
Fechou primeiro contrato sem saber limpar sofá
Tamara convidou outros três amigos para ajudar a formatar o negócio. Diogo Amato, um dos amigos, criou o site da empresa para testar a procura por clientes e fez uma campanha de divulgação na internet. Em um dia, nove clientes pediram orçamento.
Mesmo sem maquinário e sem saber fazer o serviço, eles fecharam o primeiro contrato. A cliente chamou a Doutor Sofá para limpar um sofá.
Tamara e os amigos tiveram que aprender a fazer o serviço com tutoriais. Para isso, assistiram no YouTube a vídeos de outros países.
Gastaram R$ 5.000 para comprar os equipamentos. A compra foi parcelada em 12 vezes no cartão de crédito.
Antes de executar o serviço da primeira cliente, eles limparam o sofá de um deles. "A ideia era ver como o serviço ficava", diz Tamara.
A limpeza do sofá da primeira cliente demorou quatro horas, devido à falta de experiência deles. Hoje, esse serviço demora em média uma hora. "Fomos aprendendo a fazer o serviço na prática", declara.
Empresa tem franquias fora do país
A rede tem 264 franquias. Todas são no modelo home based. O franqueado tem todo treinamento online e um presencial (o último antes de colocar a franquia em operação).
Em 2020, a empresa começou a operar no exterior. A Doutor Sofá tem franquias em Pamplona (Espanha); Orlando, Fort Lauderdale e New Jersey City (EUA); Assunção (Paraguai); e Lisboa, Porto e Vila Real (Portugal). Em junho, a empresa tem previsão de abrir uma unidade em Liverpool (Inglaterra).
Os principais serviços são de higienização e proteção de estofados em geral (sofás, cadeiras, colchões, poltronas, etc.). O mais vendido é a limpeza de sofás (custa R$ 190, em média).
Em 2022, o faturamento foi de R$ 25 milhões. O lucro não foi divulgado.
Empresa tem os mesmos quatro sócios do início. São eles: Tamara, Diogo Amato, Ivan Amato e Raphael Souza.
Onde encontrar:
Doutor Sofá - https://www.doutorsofa.com.br/
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