IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aplicativo grátis para celular ensina finanças pessoais

Sophia Camargo

Do UOL, em São Paulo

27/09/2013 06h00

Fico Missão: Positivo. Esse é o nome do aplicativo que promete ajudar as pessoas a entenderem mais sobre finanças pessoais e crédito de uma maneira lúdica.

Lançado nesta quinta-feira (26) durante o 1º Conefe (Congresso Nacional de Educação Financeira nas Escolas), o jogo para telefones celulares está disponível para o sistema operacional Android e iOS, e pode ser baixado gratuitamente pelo Google Play ou Apple App Store.

O jogo ensina como gerenciar as finanças pessoais testando conhecimentos e ganhando moedas.

O aplicativo foi desenvolvido pela Fico, empresa especialista em análise preditiva, que utiliza dados matemáticos para descobrir padrões de comportamentos das pessoas e assim determinar a concessão, ou não, de cartões de crédito, empréstimos e financiamentos. 

Segundo o vice-presidente e gerente-geral da Fico América Latina, Robert Duque-Ribeiro, o Brasil é o primeiro país a ter acesso ao jogo. O motivo, segundo ele, é o grande mercado de consumidores que está tendo acesso ao crédito pela primeira vez.

"De 2003 a 2014, cerca de 50 milhões de pessoas sairão das classes D-E para a classe média. É como se toda a França de repente tivesse acesso ao crédito e não soubesse como usar", diz.

Segundo o executivo, é importante para as empresas que o consumidor seja educado financeiramente, de forma a ter um melhor acesso ao crédito.

Duque-Ribeiro diz que o software, que demorou um ano para ficar pronto a um custo de R$ 250 mil, foi desenvolvido utilizando a base de dados do mercado consumidor brasileiro.

O jogo faz perguntas como "você sabe quanto paga de juros no seu cartão de crédito?" e dá dicas sobre como agir para melhorar a avaliação do risco de crédito durante o jogo. "Queremos que a pessoa pare para pensar", diz.

Por enquanto, o jogo não envolve qualquer tipo de premiação, mas o executivo não descarta a possibilidade de isso acontecer no futuro. Ele diz também que a empresa garante que não irá compartilhar quaisquer informações dos usuários.

O próximo país a receber o jogo deve ser o México. O próximo passo da empresa, segundo Duque-Ribeiro, é criar um aplicativo de finanças pessoais para crianças.