IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações que fogem da inflação ou ganham com juros altos são apostas de banco

Bancos estão entre empresas com ações recomendadas para este mês, segundo o BTG - Shutterstock
Bancos estão entre empresas com ações recomendadas para este mês, segundo o BTG Imagem: Shutterstock

Lílian Cunha

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/05/2022 13h48

Taxas de juros e inflação altas têm despertado a atenção de investidores, que tentam driblá-las para ganhar com ações. É pensando nisso que o BTG montou sua carteira recomedada de maio.

Na última semana a taxa básica de juros (Selic) sofreu uma nova elevação, indo a 12,75% ao ano. Com isso, o banco indica que investidores apostem em ações do setor bancário. E por conta da inflação corroendo a renda da classe média e dos mais pobres, para o BTG empresas que focam em consumidores de alta renda também são uma boa escolha.

Veja abaixo mais detalhes das empresas que compõem a carteira de ações recomendadas do BTG para este mês.

A carteira de ações recomendadas do BTG tem bancos como Itaú Unibanco (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3); a administradora de centros de compras Mutiplan Shoppings (MULT3); a rede de varejo de calçados Arezzo (ARZZ3) e o frigorífico Minerva (BEEF3).

"A inflação e taxas de juros mais altas, e a possível desaceleração do crescimento econômico no segundo semestre do ano, nos levam a manter nossa exposição a consumidores de alta renda (menos sensíveis à inflação e taxas de juros) por meio da varejista de vestuário Arezzo e da operadora de shoppings Multiplan", afirma o BTG, em relatório.

A instituição financeira até dobrou a exposição de ações da Multiplan (MULT3) dona do BarraShopping (RJ) e do MorumbiShopping (SP), na carteira — de 5% para 10%.

O BTG também decidiu investir em ativos ligados à carne bovina, como em papéis da Minerva (BEEF3), pois acredita que o setor "está nos primeiros dias de uma retomada".

"Também vemos uma demanda forte e crescente por carne bovina brasileira, especialmente considerando que o gado em outras regiões do mundo é alimentado com grãos, o que significa que os preços mais altos dos grãos prejudicam sua competitividade", declara o banco.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.