IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

24 sinais de que você nasceu para empreender

27/05/2014 09h03

SÃO PAULO - Ter uma boa ideia ou buscar independência financeira e profissional não significa que uma pessoa nasceu para o empreendedorismo. Na opinião de John Rampton, editor-chefe do site norte-americano Search Engine Journal e fundador de uma aceleradora de startups, Palo Alto, os empresários são um grupo único de pessoas: não só pensam, como agem de forma diferente dos demais.

Rampton afirma que os empreendedores natos têm traços de personalidade, hábitos e mentalidades características, e quase sempre, têm ideias que se situam na linha entre a loucura e genialidade.

Ao site Small Business, o executivo enumerou 24 sinais que podem indicar se você nasceu para o empreendedorismo (ou deve ficar longe dessa opção profissional). Confira quais são eles:

1. Você vem de uma família que simplesmente não poderia trabalhar para outra pessoa. Muito empreendedores vêm de uma linhagem empreendedora, sejam pais, tios, avôs.

2. Você odeia o status quo. Você é uma pessoa que está sempre questionando por que as pessoas fazem o que fazem. Você se esforça para tornar as coisas melhores e está disposto a agir para que isso aconteça.

3. Você tem auto-confiança. Você já conheceu algum empresário pessimista, descrente ou com autoestima baixa? Afinal, se você não confia em si mesmo, como os outros vão acreditar em você? A maioria dos empresários é otimista sobre tudo ao seu redor.

4. Você é apaixonado. Haverá momentos em que você gastará muito tempo e esforço sem qualquer retorno financeiro. É a sua paixão que irá motivá-lo.

5. Você não aceita um “não” como resposta. Um empreendedor não desiste e aceita desafios.

6. Você gosta de trabalhar e passa mais tempo fazendo o que ama do que com familiares e amigos.

7. Você abandonou a faculdade como Bill Gates, Steve Jobs e Mark Zuckerberg.

8. Você não aceita ordens e é já beirou a ser demitido inúmeras vezes. “Não considere isso um sinal ruim. Às vezes, está em seu DNA”, disse Rampton.

9. Você acredita que há mais definições de estabilidade profissional: seu trabalho é seguro desde que você esteja no controle em vez de depender de um patrão que pode arruinar sua carreira.

10. Você tem uma natureza competitiva e sempre acha que pode fazer algo melhor.

11. Você trabalha mais de 60 horas por semana, mas você ganhou mais dinheiro em um trabalho enquanto estava na escola.

12. Você quer estar no controle e no comando de sua própria empresa. Você tipicamente supervisiona (quase) tudo que acontecem nela.

13. Você vê oportunidades em qualquer situação. Por exemplo, você entra em um prédio e fica curioso sobre o quanto ele vale ou quanto valem as empresas que estão dentro dele.

13. Você reconhece que seus cafés favoritos são aqueles com tomadas ao alcance e wi-fi gratuito.

14. Você tem raciocínio lógico e tem ideias sobre como corrigir problemas.

15. Você é comunicativo e gosta de cativar as pessoas ao seu redor - características natas de bom vendedor.

16. Você se interessa por histórias de empreendedorismo, como de Steve Jobs.

17. Você prefere camiseta e jeans a terno e gravata.

18. Você pensa fora da caixa. Se não, o que vai mudar?

19. Regras não se aplicam a você. Não é sobre quebrar leis, mas acreditar na mudança e buscar soluções sem burocracia.

20. Você percebe que não pode fazer tudo sozinho. Você tem uma ideia e pode promovê-la, mas também sabe que não é hábil em todas as tarefas de sua empresa.

21. Você é imprevisível. Como empresário, você sabe o quão rápido as coisas podem mudar. Felizmente, você está pronto e disposto a fazer ajustes.

22. Você gosta de trabalho em equipe, não sabe trabalhar sozinho.

23. Você já fez uma pesquisa de mercado. Só porque você tem uma ideia incrível, não significa que ela é rentável.

24. Você acredita que seu tempo vale mais do que dinheiro.