IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Coronavírus deu sobrevida a Paulo Guedes, diz senador Omar Aziz

Do UOL, em São Paulo

14/04/2020 13h38

O senador Omar Aziz (PSD) afirmou hoje que a pandemia de coronavírus foi um fator positivo para a atuação do ministro da Economia, Paulo Guedes. "O coronavírus, que está tirando vidas, deu uma sobrevida ao Paulo Guedes no ministério da Economia", disse Aziz.

Este foi um dos pontos abordados no UOL Debate de hoje. O programa reuniu, além de Aziz, Iroá Arantes, gerente regional do Sebrae-SP; David Kallás, professor e coordenador do Centro de Estudos em Negócios do Insper; Diogo Mac Cord, secretário de Infraestrutura da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), do governo federal e Jennifer Rodrigues, sócia-fundadora da Empreende Aí.

Aziz, que é presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, lembrou que a economia já vinha apresentando sinais negativos desde antes da crise: "já vínhamos numa retração, nós já tínhamos de 12 a 13 milhões de desempregados no Brasil".

Diogo Mac Cord, secretário de Infraestrutura da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, discordou. Segundo Mac Cord, a economia brasileira estava andando antes da crise do coronavírus.

"O ano começou muito bem. Apesar de toda torcida contra, a economia começou o ano muito bem". Usando dados do crescimento de empresas privadas para justificar sua fala. Mac Cord também disse o governo pretende "estender a mão a todos aqueles que precisam".

Aziz contestou, dizendo que "a economia vinha cambaleando, com PIB muito pequeno". No ano passado, o PIB brasileiro foi de apenas 1,1%.

Para o senador, a economia brasileira não poderá contar com auxílio externo durante a crise. "É um momento que um país não pode auxiliar o outro. Nós não podemos esperar por ninguém", disse.

O senador criticou o falo de o Brasil ser um país dependente da importação de equipamentos de saúde. "O Brasil não pode ser mais dependente de máscara. Nós temos que focar em alguns exemplos que têm falta ano país e ser grandes produtores. Faltar máscara no Brasil com tanta fábrica, teste que temos".

Uma das soluções para este problema, segundo Aziz, seria zerar a tributação desses produtos. "Acho que equipe econômica tinha que incentivar, zerar qualquer tipo de imposto, exportação, componentes para que a gente fique autossuficiente... para que, se tivermos isso de novo ou outro tipo de doença, a gente não fique dependente de importação."