O governo dos EUA escolheu um avião agrícola para o seu programa de vigilância armada, administrado pelo Comando de Operações Especiais. O modelo será um AT-802U, versão militarizada de um AT-802A, que é utilizado para pulverização em plantações, combate a incêndio, entre outras missões.
A decisão foi anunciada em agosto, e a escolha foi feita entre cinco modelos: Leidos Bronco 2, MAG MC-208 Guardian, Textron AT-6E Wolverine, Sierra Nevada MC-145B Wily Coyote, além do vencedor AT-802U Sky Warden (Guardião do Céu).
O modelo civil desse Air Tractor é considerado o maior avião agrícola do mundo. Na versão militar, ele será capaz de transportar até quatro toneladas de material bélico, como metralhadora, foguetes e bombas.
O que ele fará? O AT-802U realizará missões de inteligência, vigilância e reconhecimento, além de ataques leves ao solo.
Para isso, utilizará desde sondas e equipamentos de monitoramento do que ocorre no solo, até mesmo mísseis e bombas teleguiadas.
Em missões de ataque, como ele não contará com poder próprio de defesa (como mísseis ar-ar), poderá ter de ser escoltado por outros aviões que tenham essa capacidade.
Quais as diferenças? Para fazer parte desse programa, o AT-802U ganhou pontos reforçados em suas asas em comparação com o modelo civil.
Serão oito ao todo, onde serão fixados equipamentos militares de diversos tipos. O avião ainda irá contar com dois pontos extras para a prender os materiais bélicos em sua barriga, além de uma adaptação para receber uma metralhadora.
O motor e a cabine de comando receberam uma blindagem para proteger os pilotos.
O tanque onde, geralmente, são levados os agrotóxicos que serão pulverizados em plantações foi removido da parte da frente do Sky Warden. Em seu lugar foi inserido um tanque extra de combustível, que praticamente dobra sua capacidade de voo.
Contrato bilionário: A fabricante Air Tractor e sua parceira, a empresa de tecnologia L3Harris, fecharam um contrato com o governo dos EUA com valor inicial de US$ 170 milhões (R$ 916 milhões) pela entrega de 75 aviões.
Esse valor pode chegar a US$ 3 bilhões (R$ 16,2 bilhões) conforme os pedidos forem sendo realizados.
Uma das vantagens que podem ter sido levadas em conta na escolha é o seu custo operacional relativamente baixo. Estima-se que o avião custe cerca de US$ 400 (R$ 2.156) por hora de voo.
Em 2019, estimava-se que o custo de hora de voo de um A-10, um dos principais aviões de ataque da Força Aérea dos EUA, girava em torno de US$ 20 mil (R$ 108 mil). Essa aeronave, entretanto, é movida por dois motores a jato, voa a até 706 km/h e leva mais de sete toneladas de armamento do lado de fora.
Ficha Técnica
AT-802U
Velocidade máxima: 394 km/h (sem estar carregado)
Tripulantes: Dois
Autonomia de voo: Até 2.414 km de distância
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 18 metros
Altura: 4 metros
Comprimento: 11 metros
Capacidade: 4 toneladas de armamentos, distribuídos em quatro pontos em cada asa e mais dois na barriga do avião, além de uma metralhadora
Peso vazio: 3.703 kg
Distância percorrida para decolar totalmente carregado: 426 metros
Distância para pousar e parar: 366 metros
Curiosidades
- O AT-802U possui a cabine e o motor blindados. Isso é fundamental para garantir a segurança do voo, já que ele se desloca em velocidades mais baixas que outros modelos a jato e pode se tornar um alvo fácil a partir do solo
- O avião tem um sistema duplo de airbags na frente e na traseira da cabine
- Sua hélice possui três metros de diâmetro
- Vazio, ele consegue decolar após percorrer apenas 207 metros no solo. Um avião ATR-72-600, em sua capacidade máxima com 78 passageiros, precisa rodar cerca de 1.400 metros para conseguir decolar
- O governo dos EUA realizou testes desde 2021 com os modelos finalistas antes de optar pelo avião da Air Tractor em 2022
- Esse avião agrícola costuma pousar em pistas sem preparação, o que confere grande vantagem ao seu irmão militar, que herdou essa característica
- Ele dispensa hangares para fazer sua manutenção, além de precisar de menos mecânicos para efetuarem consertos
- Sua hélice é composta por cinco pás fabricadas com partes em titânio
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.