IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reinaldo Polito

Ser invejoso ameaça sua carreira; faça o teste e saiba escapar disso

18/08/2016 06h00

Pessoas invejosas são como ervas daninhas -brotam e proliferam em qualquer cantinho. Bastou aparecer alguém se dando bem na vida para despertar à sua volta esse sentimento que além de ser rasteiro e desprezível é tão antigo quanto a história da humanidade.

Se refletirmos melhor sobre os motivos da inveja e conseguirmos identificar as formas apropriadas de nos defendermos dela, talvez possamos acrescentar um precioso ingrediente para melhorar o relacionamento com as pessoas e para o sucesso da nossa comunicação.

Ousaria dizer, não só para nos protegermos da inveja dos outros, mas, quem sabe, principalmente, da presença desse sentimento em nós mesmos.

Não é fácil responder com sinceridade a cada uma das questões desse teste. Para dar respostas a algumas delas talvez tenha de confessar a você mesmo sentimentos que sempre procurou esconder. Cuidado com a tendência comum de as pessoas responderem como gostariam de ser, e não como efetivamente são.

A avaliação do teste não é definitiva e poderá apresentar imperfeições, mas talvez seja uma ótima oportunidade para refletir sobre seu comportamento e que mudanças poderia fazer para ser uma pessoa ainda melhor tanto no ambiente corporativo como no relacionamento com amigos e familiares. 

Quer saber mais sobre a inveja? Clique aqui e leia outro artigo sobre o tema.

Superdicas da semana

  • Se o bem-estar ou o sucesso de outras pessoas o incomodam, talvez seja inveja
  • Sentimos inveja dos que nos são iguais por nascença, parentesco, idade, disposição, reputação, bens em geral (Aristóteles)
  • Sentimos inveja de quem vive na mesma casa, trabalha na mesma empresa, exerce a mesma atividade
  • Invejamos quem vive na mesma época que nós. Não invejamos quem já morreu ou ainda não nasceu (Aristóteles)

Livros de minha autoria que ajudam a refletir sobre esse tema: "29 Minutos para Falar Bem em Público", publicado pela Editora Sextante, e "Assim é que se Fala", "Conquistar e Influenciar para se Dar Bem com as Pessoas", "As Melhores Decisões não Seguem a Maioria" e "Como Falar Corretamente e sem Inibições", publicados pela Editora Saraiva.

Para outras dicas de comunicação, entre no meu site (link encurtado: http://zip.net/bcrS07)
Escolha um curso adequado as suas necessidades (link encurtado: http://zip.net/bnrS3m)
Siga no Instagram: @reinaldo_polito 

 

Falta a palavra certa para usar em suas reuniões?

UOL Notícias