IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reinaldo Polito

Bibi Ferreira era uma atriz excepcional e uma pessoa muito generosa

13/02/2019 19h10

Muita gente vai falar de Bibi Ferreira. Contarão os detalhes da sua carreira. Falarão de suas peças e de sua grandiosidade como atriz. Eu quero contar sobre a minha experiência com ela. Como a conheci e descobri sua maneira cativante de tratar as pessoas.

Bibi, Bibi, Bibi. Fiquei horas com aquele dilema. Como pedir à mais importante artista brasileira para paraninfar as turmas do meu curso de Expressão Verbal? Eu pensava nela como sendo alguém inatingível.

Depois de muito hesitar, criei coragem e resolvi enfrentar as minhas inseguranças e fazer o convite. Para minha surpresa ela aceitou prontamente. Disse que várias pessoas do seu relacionamento haviam passado pelo meu curso e dado a ela ótimas referências.

Chegou cedo à cerimônia de formatura. Na verdade esse é um bom hábito de artistas responsáveis e comprometidos com a sua profissão. Prestou atenção nos detalhes e em cada palavra dos discursos dos alunos que se formavam. Um respeito e uma consideração que encantou a todos.

Quando todos terminaram de falar, chegou o momento da paraninfa. Bibi daria a última aula àqueles que estavam concluindo o curso. E que aula! Mostrou na prática como elaborar um discurso no próprio momento da apresentação.

Ela aproveitou diversos trechos dos discursos que acabara de ouvir, estabeleceu um fio condutor, que era a importância da boa comunicação, e montou a sua mensagem a partir das falas daqueles que estava paraninfando. Um show!

Todos se sentiram valorizados e prestigiados com o fato de ver seus discursos reproduzidos na mensagem da grande dama do teatro brasileiro. Momentos marcantes que jamais esqueceriam.

A simpatia e a generosidade que me dedicou marcaram a minha vida profissional para sempre. Disse e pediu que fosse gravado: "Reinaldo Polito, vou lhe dizer algo que julgo importante. Eu gostaria que no teatro brasileiro nós tivéssemos um livro tão bom quanto seu. Nós não temos. Quem sabe se o senhor agora vai para o teatro e nos ajuda a preparar os atores com a mesma competência como tem orientado os advogados, os médicos, os empresários".

Como agradecer um gesto carinhoso como esse? Impossível. No momento em que ela nos deixa, sinto um vazio que jamais será preenchido. Uma tristeza que sempre me acompanhará. O Brasil perde uma das importantes personalidades da nossa história. Alguém que nunca será substituída.

Sua vida foi tão vitoriosa que muitas e muitas gerações vão se lembrar dela com carinho e profunda admiração. Será o exemplo mais perfeito para todos que vivem ou pretendem viver nos palcos.

Tchau, Bibi. Muito obrigado por tudo o que fez para encantar e emocionar tantas e tantas pessoas nessas décadas em que brilhou nos palcos. Você marcou a minha vida.

Relembre momentos marcantes da carreira de Bibi Ferreira

UOL Entretenimento