IPCA
0,26 Set.2023
Topo

A Companhia

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Weg, empresa de equipamentos industriais, lucra R$ 1,2 bi; vale investir?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/12/2022 09h00

Esta é parte da newsletter A Companhia, que analisa se é o momento ou não de comprar ações da Weg e traz os pontos positivos e negativos da empresa. Na newsletter completa, apenas para assinantes, veja perspectivas da empresa, para qual perfil de investidor é indicada, se ela está barata e quais os valores de compra e venda recomendados. Quer receber a edição completa no seu email na semana que vem? Clique aqui.

Nesta semana, o destaque na newsletter A Companhia é a Weg, selecionada por Fernando Siqueira, head de research da Guide Investimentos.

Segundo ele, trata-se de uma das maiores empresas de equipamentos industriais da América Latina, com histórico de resultados fortes, aliando alto crescimento e retorno expressivo sobre o capital investido.

"Além disso, a companhia tem baixo endividamento e boa parte das receitas vem do mercado internacional", diz Siqueira. Tal característica é especialmente positiva em momentos turbulentos como o atual - com um ambiente de juros altos e depreciação do real -, afirma o especialista.

A companhia encerrou o terceiro trimestre com lucro líquido de R$ 1,16 bilhão, volume 42,5% maior no comparativo com igual intervalo de 2021.

Após queda de 11,9% em 2021, as ações da Weg (WEGE3) acumulam ganho de 14,6% neste ano, até 7 de dezembro, segundo informações do TradeMap, hub independente do mercado financeiro.

Saiba mais sobre a Weg

Fundada em 1961, a WEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, atuando principalmente no setor de bens de capital com soluções em máquinas elétricas, automação e tintas, para diversos setores.

A companhia, que já figurou nesta newsletter, possui fábricas em 15 países, de quatro continentes, e operações comerciais em 37 nações. Suas vendas abrangem mais de 135 países.

Por que as ações da Weg são uma oportunidade para investir?

Siqueira afirma que, atualmente, os papéis são uma boa alternativa de investimento, em função do preço de mercado versus o lucro líquido e a geração operacional de caixa da empresa - indicadores que estão bem mais atrativos em relação ao fim de 2021, por exemplo.

Além disso, ressalta o forte crescimento dos investimentos em energia eólica e solar no mundo, o que favorece os negócios da Weg.

Ele lembra ainda que o segmento de equipamentos para geração e distribuição de energia representa uma das principais linhas de receita da companhia.

Pontos a favor

  • Baixo endividamento: em momentos de juros elevados, empresas com esse perfil tendem a apresentar desempenho superior;
  • Diversificação geográfica das receitas: a Weg exporta boa parte de seus produtos ou produz diretamente em outros países, oferecendo aos investidores proteção contra os riscos locais (como questões políticas e fiscais no Brasil);
  • Alta rentabilidade: a companhia possui um histórico de retorno sobre o capital superior a 30% em diversos anos.

Pontos contra

  • Precificação atual em Bolsa: a Weg ainda é uma empresa cara para os padrões brasileiros, quando se analisam alguns indicadores de desempenho frente ao valor atual da ação;
  • Risco de desaceleração nas vendas: a transição energética pode perder força nos próximos anos, reduzindo o crescimento das receitas;
  • Recessão: por se tratar de uma empresa global, a desaceleração econômica mundial, derivada do aumento generalizado dos juros em 2022, pode diminuir a demanda pelos produtos do grupo.

****

LEIA MAIS NA NEWSLETTER

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.