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Alexandre Pellaes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

9 frases de mãe que podem melhorar sua relação com o trabalho

Sai de Silva/Unsplash
Imagem: Sai de Silva/Unsplash

Colunista do UOL

05/05/2022 04h00

Você não sabia, mas enquanto a sua mãe gritava com você, ela estava lhe preparando para o mundo do trabalho. (É brincadeira. Mas pode ser que não. Rsrs)

Leia, abaixo, nove frases que você já ouviu da sua mãe, e que podem trazer reflexões importantes para a vida profissional.

"Você não é todo mundo"

Não é mesmo. Cada pessoa tem um potencial, um nível de compromisso, uma história, um estilo de comunicação e um relacionamento construído no seu trabalho. Portanto, não utilize a comparação como estratégia de evolução. Não existe garantia (nem intenção) de tratamento igual entre todos(as) colegas.

No mundo do trabalho, a trajetória é construída a partir da contribuição e da performance individual. Não espere uma carreira de sucesso acontecendo como algo "natural" dentro do sistema. Diferencie-se.

"Tudo sou eu nessa casa"

Esteja atento(a) à sobrecarga que pode acontecer quando, gradativamente, a gente se torna um resolvedor(a) de problemas dentro da firma. Em inglês, há uma expressão bem interessante: go-to-guy / go-to-girl, para se referir à pessoa que é procurada sempre que um imbróglio tem que ser solucionado. Sabe, aquele "porto seguro" em um momento de urgência? Pois é. Embora seja muito recompensador do ponto de vista da nossa contribuição para a empresa e para a equipe, é preciso balancear as responsabilidades, para não acabar se afogando nas atividades que deveriam ser realizadas por outras pessoas.

"Na volta a gente compra"

Em grandes empresas, há um momento em que algumas pessoas (de qualquer nível, viu?) dão uma leve surtada e querem abafar frustrações com a aquisição de bens. Pode ser mobiliário novo, um computador super-ultra-top, monitor triplo, mudar o carro da frota, fazer reforma da recepção para impressionar a concorrência, comprar sistema de pós-vendas da NASA etc.

É importante ganhar algum tempo para que a pessoa retorne ao seu estado normal e consiga identificar qual é o problema verdadeiro. Se a demanda não for realmente justificada, ela some; se for uma necessidade de fato, informações complementares são apresentadas, reforçando a segurança da decisão de investimento.

"Não fez mais que a obrigação"

Eu sei, eu sei... Às vezes, as práticas de feedback da empresa são tão ruins, que rola uma carência e a gente quer reconhecimento diferenciado por fazer o que é o core do nosso trabalho - ou seja, exatamente o serviço para o qual fomos contratados(as).

Se você estiver com essa síndrome de Alecrim Dourado, saiba que fazendo o básico não vai rolar reconhecimento especial, não. Tem que entregar um serviço outstanding - é o que dizem na sala da diretoria ;^)

"Vou contar até três..."

Universalmente conhecido como "conforme meu último e-mail...".

"Ai de você se eu for aí e achar..."

Essa aqui você só pronuncia mentalmente, quando o(a) chefe não encontra o arquivo que você enviou depois de trabalhar até bem mais tarde, porque era "urgente", e ele(a) está procurando só 3 dias depois.

"Enquanto você morar debaixo do meu teto, vai me obedecer, sim"

Empresas são organizações complexas e que têm uma estrutura desenhada antes da sua chegada. Muitas vezes, existem práticas que você não conhece ou com as quais não concorda. No entanto, é necessário agir com estratégia e respeito para praticar o protagonismo como agente de mudança. Não adianta chegar apontando os problemas e dizendo que você não é obrigado(a) a cumprir com uma ou outra norma.

Só com a construção de vínculos de confiança é que é possível reduzir o papel do poder hierárquico na tomada de decisões e criar ambientes mais horizontalizados e com gestão humanizada.

"Quando você for mãe, vai entender"

De fato, apenas quando você assume um determinado papel é que tem condições de enxergar a complexidade envolvida nas responsabilidades, desafios e obrigações daquela posição. Muitos chamarão esse conceito de "lugar de fala".

Cuidado com o julgamento e a falta de empatia. Nem todo(a) chefe é mala, nem todo(a) empresário(a) é explorador, nem todo(a) trabalhador(a) é folgado. Nem o contrário.

"Leva uma blusa que o tempo vai virar..."

A experiência... Valorize a sabedoria de quem tem mais experiência. É tão comum desmerecer o conhecimento tácito em nome da teoria ou da tecnologia e achar que o seu saber é superior ao saber do outro(a) - quando muitas vezes o seu "saber" é só uma opinião. Cuidado para não confundir sua paixão e intenção para agir com arrogância e precipitação.

Existe uma riqueza enorme na aprendizagem socialmente influenciada e que tem na "tradição" material rico para análise, ajuste e evolução, valorizando a história e não buscando apagá-la.

E, então, quantas das frases acima você já ouviu? Faltou alguma?

Deixe aqui nos comentários ou escreva para mim no instagram @pellaes.

Um grande abraço, muito bom trabalho e feliz dia das mães!

Lugares Incríveis Para Trabalhar

Alexandre Pellaes é colunista do Lugares Incríveis Para Trabalhar, uma iniciativa do UOL e da FIA para reconhecer as empresas que têm as melhores práticas em gestão de pessoas. Os vencedores do prêmio são definidos a partir da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), que mede a qualidade do ambiente de trabalho, a solidez da cultura organizacional, o estilo de atuação da liderança e a satisfação com os serviços de RH. As inscrições para a edição 2022 estão abertas e vão até 30 de maio.