IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Antifragilidade! Entenda essa ideia e coloque em prática agora mesmo

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

22/12/2020 04h00

Antifragilidade! Esse nome complicado e estranho é uma das maiores qualidades que você pode ter. Para qualquer negócio, empresa ou pessoa prosperar no longo prazo, é necessário que entenda e abrace essa qualidade. Usando a antifragilidade você vai aprender a evoluir com seus erros e crescer cada vez mais forte.

Como a aviação evoluiu

A aviação comercial é um dos melhores exemplos de antifragilidade - e graças a isso é um dos meios de transporte mais seguros que existe. Você tem mais chance de morrer em um acidente de carro indo para o aeroporto do que dentro do avião.

Isso não aconteceu por acaso. Quanto mais acidentes ocorrem, mais segura ela se torna. No começo da aviação de passageiros os acidentes eram muito mais comuns e em todo novo acidente que ocorria, era realizada uma investigação minuciosa e, com isso, fatos novos sobre segurança na aviação eram descobertos.

Esse conhecimento acaba sendo transmitido para todas as companhias aéreas e fabricantes e a partir desses dados, os procedimentos são modificados. Materiais, peças, componentes são avaliados para que aquele problema específico nunca mais ocorra.

O que é?

Imagine o seguinte: um copo de vidro cai no chão e quebra. Mesmo que você tente reconstruí-lo, ele nunca será tão forte quanto era originalmente. Ele é frágil!

O oposto disso, ao contrário do que se pensa não e ser forte, é ser robusto ou resiliente. Uma barra de metal é o exemplo perfeito disso.
Ela aguenta muito peso e esforço sem quebrar. As características dele depois de sofrer um trauma não são afetadas. Ele não se torna mais fraco nem mais forte após o trauma, continua exatamente igual.

Erro e tentativa

Toda vez que um erro aparecer na sua frente, não acredite que ele vai desaparecer de repente. O jeito mais fácil de superar uma dificuldade é encará-la de frente e buscar maneiras de melhorar usando o erro a seu favor.

Precisamos sempre buscar sermos antifrágeis em todos os aspectos de nossas vidas. Isso é algo que é aprendido, é uma habilidade que você desenvolve no decorrer da sua vida. Você consegue se lembrar da última vez que você foi antifrágil?