IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O melhor presente de Natal para sua vida financeira

Getty Images/iStockphoto/Pogonici
Imagem: Getty Images/iStockphoto/Pogonici

23/12/2021 04h00

Está pensando no que pedir de presente no Natal? Um celular novo, uma jaqueta de marca ou até mesmo um tênis de colecionador? Isso tudo parece ser bem interessante, mas você já pensou que talvez ganhar algo assim não vai transformar a sua vida para sempre e que existem coisas mais interessantes para a sua vida?

Hoje eu vou fazer uma lista de coisas com as quais você mesmo pode se presentear e que com certeza mudarão não apenas a sua ceia, mas toda a sua vida.

Pagar dívidas

A primeira coisa que você pode fazer para passar melhor o seu Natal é ir atrás das suas dívidas e quitá-las. Imagino que deva pensar que isso é difícil, afinal deve tê-las há um bom tempo, já pensou em pagar tudo, mas nunca conseguiu. Entendo tudo isso, mas a diferença é que agora vai conseguir.

O que você deve fazer é anotar tudo o que está devendo, para quem e quais as taxas de juros cobradas. Com isso, já vai conseguir enxergar que algumas dessas dívidas que tem são menores ou com um tempo mais curto do que imaginava.

Investir o 13°

Eu sei que este é um momento muito aguardado do ano: o pagamento do 13º salário. Imagino que você já tem uma listinha de como gastar essa grana, mas vou pedir que pense um pouco no que quer para a sua vida antes de tomar uma decisão.

Essa é uma oportunidade para iniciar um hábito importante: o de investir. Quantas vezes você já recebeu o seu 13º, pensou em guardar o dinheiro e não conseguiu juntar nenhum real? Então não deixe essa oportunidade passar novamente e tome uma atitude.

Não tem problema se você pegar uma parte desse dinheiro para presentes ou para a ceia, mas separe uma parte, de preferência 50% desse pagamento, para investir. Você tem desejos a realizar hoje, porém tem muitos mais no seu futuro, e essa é a hora para começar a pensar neles.

Revisar o orçamento para o ano que vem

É fundamental saber para onde está indo o seu dinheiro e principalmente quais são os maiores gastos que você tem. Nossa vida é fluída e o que você planeja para um ano, não deixa de ser isso, um plano. No meio as coisas podem mudar, as prioridades são outras e por isso é importante sempre conferir se os seus gastos estão condizentes com o que você deseja no momento.

Verifique se o que está gastando está condizente com os seus objetivos e se não estiver pense em maneiras de cortar, substituir ou diminuir algo. Por exemplo, se hoje você está dedicado aos estudos, não tem por que pagar serviços de streaming, se atualmente você não está conseguindo ir à academia 5x na semana, mude seu plano para menos dias.

Atitudes como essas de verificar o orçamento, fazer os ajustes necessários, investir seu 13º e até mesmo quitar suas dívidas, às vezes, podem parecer pequenas, mas garanto que fazem uma enorme diferença no seu bolso e serão o melhor presente para o seu Natal e a sua vida. Encare esse momento como uma renovação das suas finanças e como o seu melhor presente.