IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Econoweek

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Sem tempo para as finanças? 3 passos simples para desacelerar a rotina

Yolanda Fordelone

12/05/2021 04h00

O filósofo clínico, escritor e palestrante Beto Colombo ensina a arte de desacelerar a empresários que estão atingindo o pico de estresse nas carreiras. Mas nem sempre foi assim.

Beto fundou uma grande empresa de tintas do interior de Santa Catarina e liderou a companhia por muitos anos. Somente após uma viagem para Santiago de Compostela (Espanha), viu que queria mudar sua rotina. A partir daí, fez a transição do negócio para o filho e fundou a empresa de consultoria na qual atua hoje.

No vídeo abaixo, ele conta como foi essa transição e quais são as dicas para você desacelerar em um mundo com tanta velocidade.

Nas finanças, também vivemos uma enxurrada de informações, o que pode sobrecarregar quem tenta economizar e investir. Abaixo, algumas dicas para organizar o tempo, o fôlego e as finanças:

1. Vá aos poucos

Os investimentos não são uma corrida. Sendo assim, determine metas factíveis de estudo para aprender um pouco sempre, mas não tudo de uma vez.

Na verdade, ouso dizer que quem começa a investir nunca tem 100% das informações. Até o fim da vida vai descobrir novos temas.

2. Pratique pausas

Por mais que não possa tirar um longo período sabático, pratique fazer pausas na sua rotina. As pausas podem ser 30 minutos para tomar um café no meio da tarde.

Um filósofo famoso da atualidade faz uma pausa de uma semana a cada dois meses. Nesse período, ele fica isolado lendo livros. Nem tente entrar em contato porque ele não responderá.

O importante é tomar fôlego para novas tarefas que vai realizar.

3. Detox das redes sociais

Para os mais ansiosos e estressados, tirar um dia longe das redes sociais ajuda a tomar fôlego para novas tarefas. Não é uma tarefa fácil, já que vivemos um eterno vício por novas informações.

No mínimo, é interessante limitar quanto tempo tem ficado online. Assim, vai sobrar algumas horas do dia para se dedicar a outras tarefas, seja atualizar a planilha financeira ou ver um filme que estava na sua lista.

No vídeo, Beto Colombo fala dessas e de outras dicas para organizar o tempo. Confira no nosso YouTube!