IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Econoweek

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Cadê o investimento que estava aqui? Por que o Tesouro "deletou" títulos?

Tesouro Prefixado 2024 e 2026 sumiram, e o Tesouro Selic 2024 também; e agora? - Getty Images/iStockphoto/BrilliantEye
Tesouro Prefixado 2024 e 2026 sumiram, e o Tesouro Selic 2024 também; e agora? Imagem: Getty Images/iStockphoto/BrilliantEye
César Esperandio

11/03/2022 04h00

Quem entrou no Tesouro Direto recentemente reparou em uma coisa um pouco estranha. Cadê os títulos? Os dois tipos de Tesouro Prefixado, o 2024 e o 2026, sumiram. No lugar, apareceram os tipos Tesouro Prefixado 2025 e o 2029. A mesma coisa aconteceu com o Tesouro Selic. Saiu o Tesouro Selic 2024 e entrou o 2029 no lugar.

Não dá mais para investir nisso? Por que o Tesouro fez isso? O que acontece com os investimentos que eu já tinha e sumiram? Confira logo abaixo.

Por que sumiram alguns investimentos do Tesouro?

Vamos entender por que alguns investimentos desapareceram lá do Tesouro Direto?

Normalmente, cerca de dois anos antes do vencimento de cada título, é normal que o Tesouro os retire do site. É nessa hora que ele costuma disponibilizar outras aplicações parecidas, mas com vencimento mais longo.

Traduzindo, o Tesouro retira as aplicações que estão perto da data de vencimento e coloca outras no lugar, que vão vencer alguns anos depois. Isso é normal e foi exatamente o que aconteceu com o Tesouro Prefixado 2024 e com o Tesouro Selic 2024.

Aliás, tipicamente essas mudanças acontecem em fevereiro. Em 2021, 2020 e em outros anos o Tesouro anunciou novos títulos nesse mês.

O que acontece com meu investimento do Tesouro que não existe mais?

Isso quer dizer que agora aquele investimento que você já fez em qualquer uma dessas aplicações que sumiram vai passar a vencer depois, seja no Tesouro Prefixado 2024, 2026, no Tesouro Selic 2024 ou qualquer outra? Definitivamente, não!

Tudo o que você investiu vai continuar investido, rendendo exatamente do jeito que foi combinado na hora da aplicação até o dia do vencimento.

O que muda é que deixa de ser possível realizar novos aportes nas mesmas aplicações. No vídeo acima, gravei a tela mostrando que meus investimentos continuam lá, mesmo o que já deixaram de existir, e expliquei como investir nas novas aplicações do Tesouro. Vale a pena conferir.

Como declarar o Tesouro Direto no Imposto de Renda?

Independentemente se você investe em uma aplicação do Tesouro que não dá para fazer novos aportes ou se começou a investir em outra opção novinha em folha, chegou a hora de fazer a declaração do Imposto de Renda de tudo isso aí.

É obrigatório, confuso, mas no vídeo a seguir gravei a tela mostrando o passo a passo para declarar tudo o que você tem investido no Tesouro. Agora ficou fácil.

É de graça! Faça parte da comunidade Econoweek nas nossas redes sociais (Instagram ou YouTube) para acompanhar mais dicas de inteligência financeira como essa.