IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Econoweek

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como declarar meu imóvel alugado no Imposto de Renda 2022?

César Esperandio

07/04/2022 04h00

Você é dono de imóvel para aluguel, mas não sabe como declarar isso no Imposto de Renda? Ter renda de aluguel é uma maravilha, porém declarar todo ano realmente é uma chatice. Por isso, neste artigo vou explicar como se faz essa declaração, exatamente como gravei a tela e traduzi no vídeo a seguir.

O que é aluguel de imóveis?

Basicamente, em um investimento para aluguel, você, investidor, compra um imóvel não para morar nele, mas sim para outra pessoa morar e pagar todo mês pelo uso deste lugar.

O dono do lugar é o locador e quem paga o aluguel para usar o imóvel é o locatário ou inquilino.

Como declarar um imóvel no Imposto de Renda?

Basicamente, todo investimento tem que ser declarado com dois tipos de informações na declaração: saldo e rendimento.

Toda aplicação que você virou o ano com ela na carteira deve ser declarada como um ativo, uma propriedade.

Por isso, o valor deve constar na ficha de "Bens e Direitos" do programa de declaração do Imposto de Renda.

Você vai seguir estes passos:

  • Selecione a opção "apartamento", "casa" ou "outro tipo de propriedade".
  • No campo "discriminação" informe se o imóvel foi comprado ou doado e em quais datas, o CNPJ ou CPF do vendedor ou doador, se a propriedade já está quitada ou ainda está em fase de financiamento, bem como se houve reformas e de quais valores.
  • Em "situação" do fim de cada ano, informe o valor total que pagou na hora da compra do imóvel. Não é para informar o valor de mercado atual.
  • Se ainda não tinha esse imóvel no ano anterior é só deixar zerado.
  • Caso esteja pagando o financiamento, anote o valor das parcelas efetivamente pagas até o fim de cada ano (que é o que de fato você é dono até então).

Para cada imóvel que possua, um novo campo deve ser criado, repetindo o passo a passo acima.

Como declarar o recebimento de aluguel no Imposto de Renda?

Siga este passo a passo:

  • Selecione a aba "rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica/física".
  • Informe no campo correspondente de cada mês quais foram os valores de aluguéis recebidos, sem considerar IPTU, condomínio ou taxa da imobiliária.
  • Dentro do campo "pagamentos efetuados" é possível informar os valores pagos ao "administrador do imóvel", com os dados da imobiliária parceira para deduzir esse serviço da base tributável do seu Imposto de Renda.

Saiba onde baixar o app oficial da declaração do Imposto de Renda

Tão importante quanto fazer sua declaração é baixar o aplicativo oficial da Receita Federal para fazer sua declaração do Imposto de Renda em fonte confiável.

Foi exatamente o que mostrei no vídeo a seguir, junto com dicas valiosas como saber a maneira de declarar o saldo em contas digitais remuneradas e da sua conta na corretora.

É de graça! Faça parte da comunidade Econoweek nas nossas redes sociais (Instagram ou YouTube) para acompanhar mais dicas de inteligência financeira como essa.