Katherine Rivas

Katherine Rivas

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

QQQI11: Mais um ETF que paga dividendos chega à Bolsa em junho

Os lançamentos de novos ETFs (fundos de índice) que pagam dividendos não param. Após uma semana de a Itaú Asset ter lançado o It Now IDIV Renda Dividendos (DIVD11), agora é a vez da gestora brasiliense Buena Vista Capital, que anunciou seu segundo produto na categoria de renda passiva.

Se antes a Buena Vista trabalhava com o S&P 500, agora o objetivo é mirar o índice Nasdaq. O novo produto é o Buena Vista Nasdaq-100® High Income ETF (QQQI11), que segue o índice NDXHIEN, que por sua vez tem o objetivo de acompanhar o desempenho de outro ETF lá fora, o NEOS Nasdaq-100® High Income ETF (QQQI).

Setorialmente, o QQQI11 está presente nos segmentos de consumo discricionário, tecnologia, financeiro, indústria, saúde e imobiliário. Entre os principais pesos da cesta do ETF estão empresas como: Microsoft (8,65%), Apple (8,28%), Nvidia (5,18%), Amazon (5,01%), Meta (4.88%), Broadcom (4,45%), Tesla (2,78%), Alphabet (2,40%) e Costco Wholesale Corporation (2,30%).

Da mesma forma como aconteceu com seu primeiro ETF, o SPYI11, a Buena Vista pretende usar opções de compra "covered call" para potencializar os ganhos e distribuir rendimentos maiores aos investidores todo mês. A carteira de opções será reequilibrada mensalmente.

Os dividendos serão pagos mensalmente, todo sexto dia útil, e tributados em 15% - com uma eficiência fiscal maior, dado que nos Estados Unidos os proventos têm tributação de 30% na fonte, a qual o ETF não precisará pagar. O ETF pode entregar um dividend yield anual entre 12% e 15%, mas a meta da gestão é garantir 14%, que seria equivalente a mais de 1% ao mês, segundo a Buena Vista.

A taxa de administração do QQQI11 será de 0,83% ao ano. Se considerada a taxa do ETF no exterior, os custos podem chegar a 1,51% ao ano. As cotas do ETF também possuem tributação de 15% para ganho de capital.

O ETF está disponível para investidores em geral. A liquidez é de dois dias úteis.

O fundo não conta com proteção cambial e visa a exposição ao dólar, por meio de uma estratégia conhecida como "exposição cambial passiva". Desta forma, segundo a gestão, em um cenário de queda dos ativos do fundo, o dólar tende a subir, proporcionando mais uma proteção aos cotistas e diminuindo a volatilidade do ETF.

O ETF QQQI11 deve estrear na B3 no dia 20 de junho. O período de reserva para subscrição de cotas vai acontecer a partir de 30 de maio. A cota inicial está prevista para R$ 100.

Continua após a publicidade

E o SPYI11?

O QQQI11 é o segundo ETF que paga proventos da Buena Vista Capital. Em novembro, a gestora lançou o SPYI11 que replica o índice NEOS U.S Equity High Income Index, por meio da compra de cotas de outro ETF, o NEOS S&P 500 High Income ETF (SPYI).

O SPYI compra cada uma das empresas que integram o índice S&P 500, entre estas Apple, Microsoft, Amazon, Nvidia e Alphabet. Por meio de operações de "covered call" ou opções de compra tenta entregar aos investidores pelo menos 1% ao mês. Este ETF também paga proventos mensais. Saiba mais sobre nesta reportagem.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes