PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Cotações

Taurus inclui 'Armas' no nome antes da publicação de decreto por Bolsonaro

Téo Takar

Do UOL, em São Paulo

14/01/2019 19h40

Às vésperas da publicação do decreto que facilita a posse de armas no Brasil, a Forjas Taurus anunciou nesta segunda-feira (14) a mudança do nome da companhia para Taurus Armas.

A alteração da denominação social faz parte da "estratégia da empresa de focar no seu principal negócio, a produção e venda de armas", declarou Salesio Nuhs, presidente da Taurus. A empresa informou que não realiza mais a atividade de forjaria.

Segundo a companhia, a mudança também faz parte do processo de reestruturação de suas operações, "baseado no tripé estratégico rentabilidade sustentável, qualidade dos produtos e melhora dos indicadores financeiros e operacionais".

Ações já dobraram de preço neste ano

As ações da Taurus já dobraram de preço neste ano por causa da expectativa de que o presidente Jair Bolsonaro facilite o acesso a armas no país. Os papéis também ficaram entre as maiores altas da Bolsa em 2018.

As ações preferenciais, com prioridade na distribuição de dividendos, acumularam alta de 104,9% em 2019 até o fechamento do pregão desta segunda-feira (14) e de 130,9% em 2018, segundo levantamento da empresa de informações financeiras Economatica.

Somente nesta segunda-feira, elas avançaram 5,6%, enquanto o Ibovespa terminou em alta de 0,87%, batendo novo recorde, aos 94.474,13 pontos.

Os papéis ordinários da empresa, com direito a voto em assembleia, subiram 85,8% em 2019 e registraram alta de 180,8% no ano passado. Apenas nesta segunda, os papéis ganharam 5,95%.

Empresa surgiu há 80 anos como forjaria

Com sede em São Leopoldo (RS), a Taurus foi fundada em 1939 como uma forjaria. Pouco anos depois, na década de 1940, a companhia começou a fabricar revólveres. 

Hoje, a companhia também fabrica pistolas e armas longas (fuzis e submetralhadoras), sendo a principal fornecedora nacional de armas para as Forças Armadas e para as polícias estaduais e federal.
 

Decreto sobre posse de armas deve sair nesta semana

Band Notí­cias

Cotações