Dólar cai, a R$ 5,374, em meio a tentativa golpista e expectativas de PEC
O dólar comercial fechou hoje em queda de 0,1%, cotado a R$ 5,374. Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), encerrou em baixa de 0,18%, aos 108.841,15 pontos. Investidores monitoram a tentativa de contestação das urnas pelo partido do presidente Jair Bolsonaro, o PL, e aguardam a definição do texto da PEC da Transição.
Embora a tentativa golpista do PL continuasse sendo motivo de preocupação hoje, "o que dá um pouco de segurança é que os outros Poderes estão bem alinhados, sinalizando que não estão muito preocupados", disse à Reuters Bruno Mori, economista e planejador financeiro pela Planejar.
Ao mesmo tempo, o mercado está atento às negociações da PEC da Transição, depois que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou na terça-feira que ainda não há consenso em torno do texto.
"Essa indefinição sobre qual vai ser a conduta do governo em relação às contas públicas traz angústia", disse Mori. "Não tem muito uma tendência de curto prazo (para o câmbio), a tendência é que a volatilidade siga até que haja mais clareza" sobre a PEC da Transição, bem como sobre a equipe ministerial do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Especulações de que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad será o escolhido do presidente eleito para comandar o Ministério da Fazenda vêm preocupando investidores nos últimos dias. Na semana passada, a Reuters informou, citando fontes, que Haddad —mais inclinado a aumentar gastos aos olhos do mercado financeiro— está sendo visto como o favorito de Lula para ocupar o cargo.
O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial. Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.
*Com Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.