IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

Ibovespa fecha acima de 110 mil pontos pela primeira vez desde fevereiro

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/05/2023 17h28

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), fechou em alta de 0,59%, aos 110.108,46 pontos. Esta é a primeira vez que passa dos 110 mil pontos desde o dia 2 de fevereiro. Com a alta de hoje, o Ibovespa zera as perdas desde o começo do ano.

O dólar comercial encerrou em alta de 0,68%, cotado a R$ 4,968.

O que aconteceu

O Ibovespa reagiu, com BRF disparando quase 12% e Petrobras e Vale afastando-se das mínimas do começo do pregão. O volume financeiro somava R$ 23 bilhões, em sessão também marcada por operações visando o vencimento de opções sobre ações na sexta-feira na B3.

O dólar encerrou a sessão em alta, acompanhando a alta da divisa norte-americana no exterior à medida que investidores monitoravam as negociações em torno do teto da dívida dos Estados Unidos e recalibravam expectativas para os próximos passos do Fed.

Alguns investidores argumentavam que o dólar tende a se beneficiar globalmente de qualquer desfecho para o imbróglio da dívida.

No Brasil, as taxas dos contratos futuros de juros fecharam em baixa, reagindo a comentários do relator do novo arcabouço fiscal, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), sobre a previsão de gastos do governo para 2024.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.

*Com informações da Reuters