Por mais clientes, pizzas têm frango assado inteiro, fritas e chocolate
Pizza gigante com cinco sabores diferentes, entrega com horário marcado ou com filme junto e até baú de moto que evita a mistura indevida dos sabores são algumas ações de pizzarias para competir em um mercado de 15 mil estabelecimentos no país, segundo dados de 2013 da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).
Ricardo dos Santos, 44, é proprietário da Pizzaria Batepapo, no Guarujá (SP), e o criador da pizza gigante, com até cinco sabores, que faz sucesso na cidade. Além do tamanho, ela se diferencia pelas coberturas, que podem incluir uma porção de fritas ou um frango inteiro assado.
As pizzas gigantes com até cinco sabores custam de R$ 46,90 a R$ 80,90 (o frango assado acrescenta R$ 25). O empresário diz que vende de 400 a 500 pizzas gigantes por mês. Das tradicionais, são vendidas de 800 a 1.000 unidades mensais, segundo Santos.
A Cine Pizza, que fica no bairro Sumaré, zona oeste de São Paulo, combina a entrega de pizzas com filmes. O negócio existe há 27 anos, e começou como locadora. As pizzas vieram depois, e são vendidas há 17 anos. Segundo a sócia Adriana Aguiar, 41, são vendidas 3.000 pizzas por mês, em média. Cerca de 20% do total (600) são entregas combinadas com filmes.
“Oferecer pizza e filme juntos é um atrativo para o cliente. Também fazemos outras ações, como dar a locação de um filme que não seja lançamento para quem retirar a pizza no balcão”, afirma.
Redes ligam para oferecer pizza a cliente e agendar entrega
Já as redes de franquias Dídio Pizza, que tem 24 unidades no Estado de São Paulo, e Os Muzzarelas, com dez lojas no Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas, apostam na entrega agendada.
Na rede Os Muzzarelas, a entrega agendada existe desde 2008 pelo site. Segundo o fundador Rubens Mendes, há unidades em que as vendas pela internet correspondem a 60% do total, mas a média geral da rede é de 40%.
A iniciativa foi implantada no mês passado na rede Dídio, que desde 2012 usa o telemarketing para faturar mais: atendentes ligam para clientes cadastrados em dias de pouco movimento. “Depois da implantação deste serviço em 2012, as vendas aumentaram cerca de 30% nos dias tradicionalmente mais fracos”, afirma o proprietário Elídio Biazini, 54.
Na rede de franquias Domino’s, a novidade é o baú para moto que evita que a pizza chegue com ingredientes misturados à casa do cliente, mesmo passando por ladeiras e curvas. O baú possui um estabilizador que compensa os movimentos da moto e deixa a pizza mais estável durante o trajeto.
O baú, que custa cerca de R$ 5.000, está sendo utilizado na unidade Leblon, no Rio de Janeiro. A meta é que até o fim do ano pelo menos uma motocicleta por loja seja equipada com a nova tecnologia, segundo a empresa.
Qualidade da pizza e do atendimento é essencial, dizem consultores
Para os consultores Alexandre Martins, gerente do Sebrae-SP (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa de São Paulo), e Luis Stockler, da consultoria Ba Stockler, a principal maneira de se diferenciar da concorrência é apostando em um produto de qualidade.
“A concorrência é numerosa, mas nem todos são qualificados. Se o empresário apostar em ingredientes de primeira e estabelecer um padrão para o seu produto e atendimento, e segui-los todos os dias, com certeza ele já está à frente dos demais”, afirma Stockler.
O gerente do Sebrae-SP diz que o atendimento, em geral, é um ponto fraco das pizzarias delivery, já que o contato com o cliente se resume à ligação para o pedido e à entrega pelo motoboy. “A efetivação do negócio é a entrega da pizza. Por isso ela tem de ser amistosa, uma extensão da empresa”, declara.
Outras iniciativas, como a entrega de brindes, programas de fidelidade que dão pizzas grátis após o consumo de um certo número de compras e outras promoções que tragam um benefício real ao consumidor podem ser uma opção, segundo Martins.
Ele alerta, no entanto, para a análise dos custos envolvidos e dos resultados esperados. “Antes de qualquer ação, o empresário precisa planejar, para ter certeza de que conseguirá mantê-la por algum tempo. Algumas iniciativas, como a implantação de um software para pedidos online ou entrega agendada, custam caro e dão retorno somente a médio e longo prazos”, afirma.
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