Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Facebook e Sebrae lançam jogo para ajudar na criação de perfis de empresas

Da Agência Sebrae

01/09/2014 13h46

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Facebook apresentam nesta segunda-feira (1º) o "Empreenda com o Facebook', um jogo online grátis desenvolvido para empreendedores brasileiros. Para jogar, basta ter um perfil na rede social e acessar o link: http://zip.net/bgprM2.

Uma vez dentro do jogo, o empreendedor será conduzido por cinco etapas distintas. O game começa com uma introdução sobre a importância do marketing digital para os pequenos negócios e o papel do Facebook nesse cenário.

A seguir, ele será orientado para a criar uma página para seu negócio. Caso o empreendedor já possua uma página de sua empresa real, ele pode pular essa fase.

O passo seguinte envolve o primeiro caso prático. O jogador terá de criar anúncios para um estabelecimento comercial fictício. Serão analisadas a pertinência do texto, a linguagem para o anúncio, além da adequação ao objetivo de negócios, que é atrair mais clientes.

Ao término desta etapa e dependendo do seu desempenho, o empreendedor será recompensado com estrelas, que poderão ser trocadas por créditos para anúncios no Facebook –destinados a empresas reais.

As etapas subsequentes envolvem o desenvolvimento da estratégia de negócios para empresas online e físicas, além da recompensa também em estrelas para serem convertidas em créditos de anúncios. A pontuação máxima dará ao empreendedor R$ 200 em créditos de anúncio.

A duração estimada do jogo é de 45 minutos a uma hora, mas o jogador não precisa passar por todas as etapas no mesmo momento. Também é possível repetir uma determinada fase, mas os bônus não são computados novamente.

O jogo online comporta até 50 mil pessoas a cada mês. Se este número for alcançado, o interessado receberá uma mensagem informando quando poderá jogar.

Desenvolvido em linguagem de fácil compreensão, o game apresenta um conjunto de informações teóricas, mas tem nos exercícios práticos seu ponto mais forte,s egundo o Sebrae.

“Os negócios simulados no jogo foram pensados a partir de dados do Sebrae e de outras fontes relacionadas, e mostram que a maior parte dos empreendedores brasileiros atua nas áreas de varejo e comércio”, explica Stephanie Johnson, gerente de contas do Facebook Brasil.

“Essa é uma oportunidade de inclusão dos pequenos negócios nas redes sociais. Ao participar do jogo, o empreendedor amplia as possibilidades de sucesso do seu negócio”, diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.