IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

28% dos brasileiros querem ser donos do próprio negócio, diz Data Popular

Do UOL, em São Paulo

23/06/2015 17h43

Abrir o negócio próprio e virar patrão é o desejo de 28% dos brasileiros, segundo pesquisa divulgada pelo instituto Data Popular nesta terça-feira (23). De acordo com o levantamento, R$ 38,5 milhões de brasileiros têm intenção de empreender.

O número representa uma alta de cinco pontos percentuais em relação a 2013, quando 23% sonhavam em abrir o negócio próprio.

Renato Meirelles, presidente do Data Popular, afirma que a redução no poder de compra dos trabalhadores impulsiona a vontade de empreender. “Os brasileiros enxergam no empreendedorismo uma iniciativa para garantir mais renda e um futuro melhor para a família."

Segundo Meirelles, os principais motivos que incentivam a abertura do próprio negócio são as possibilidades de ganhar mais dinheiro, crescer profissionalmente e de não ter chefe.

“É muito comum as pessoas empregarem parentes, amigos ou vizinhos e abrir o negócio no bairro onde mora, o que contribui para fortalecer a economia local”, diz.

78% estão se preparando para abrir o negócio próprio

O levantamento aponta que 78% das pessoas que quererem empreender já estão se preparando para abrir o próprio negócio. Destas, 38% estão pesquisando a área em que desejam atuar, enquanto 28% estão guardando dinheiro para investir e 12% estão se aperfeiçoando com cursos e estudos.

“Apesar do pessimismo com o atual cenário econômico, o brasileiro acredita que a sua vida vai melhorar e que isso depende de seu trabalho. Ele sabe se virar na adversidade e está chamando para si a responsabilidade sobre a própria vida”, declara Meirelles.

No estudo, a região Norte é a que concentra o maior percentual de pessoas com vontade de empreender: 55%, seguida do Nordeste, com 33%, Sul, com 26%, Centro-Oeste e Sudeste com 24% cada.

Maioria dos futuros empreendedores é da classe média

A pesquisa do Data Popular também traça um perfil do futuro empreendedor brasileiro. Os homens representam 53% das pessoas que pretendem empreender, enquanto as mulheres somam 47%. No total, 50% dos que querem abrir o negócio próprio são da classe média, 28% da classe alta e 22% de baixa renda.

Quanto à faixa etária, 54% dos que pretender empreender têm entre 18 e 35 anos. Outros 27% têm mais de 45 anos, enquanto 19% têm de 36 a 45 anos. Metade tem ensino fundamental completo, 37% cursaram o ensino médio e 13% têm ensino superior.

A pesquisa do Data Popular foi realizada entre os dias 18 de abril a 9 maio com 2.000 pessoas em 140 municípios de todo o Brasil.