Bolsas

Câmbio

4 dicas anticrise e 4 'segredos' de Abilio Diniz para gestão

Larissa Coldibeli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • Divulgação/@_openspace_

    Abilio Diniz durante palestra na HSM Expomanagement

    Abilio Diniz durante palestra na HSM Expomanagement

Durante palestra na HSM Expomanagement, evento para gestores de empresas realizado na semana passada, em São Paulo, o empresário Abilio Diniz falou sobre a crise que afeta o país, que, em sua opinião, é mais política do que econômica, e deu dicas para empreendedores saírem fortalecidos dela.

"Temos uma crise política no Brasil, e, no momento em que ela passar, vamos superar a crise econômica. Digo isso porque já atravessei momentos mais difíceis na minha vida enfrentando crises econômicas mais graves do que essa. Tenham esperança que vamos superar", afirmou.

Depois de ficar anos à frente do GPA (Grupo Pão de Açúcar), fundado por seu pai, Diniz agora preside o Conselho de Administração da Península, gestora de investimentos de sua família, que controla as operações da BRF e do Carrefour Brasil.

Veja abaixo quatro dicas para enfrentar a crise e, na sequência, quatro "segredos" de gestão do empresário:

DICA 1: Tenha espírito de sobrevivência

iStockphoto

"Numa crise, a primeira coisa a fazer é ter espírito de sobrevivência, porque, se não sobreviver, o esforço não vale nada", diz. O empresário afirma que, em momentos difíceis, há os que se abatem e choram e os que vão à luta e vendem lenços. Ele diz se encaixar no segundo grupo e recomenda que os outros façam o mesmo.

"Olhe a crise como um todo. Não apenas a crise que estamos vivendo, mas o que acontece em geral. Olhe o que está vivendo nosso vizinho, nosso competidor, nosso parceiro, para ter uma ideia geral e relativizar o que está se passando conosco", afirma.

DICA 2: Mantenha o olho no caixa

Rafael Hupsel/Folhapress

Segundo o empresário, a má administração das finanças é um veneno maior para a empresa do que uma crise econômica. Mas, em momentos de turbulência econômica, o controle sobre o caixa deve ser ainda mais rigoroso. "Por mais problemas e dificuldades que tiver, nunca descuide do caixa", declara.

DICA 3: Melhore em vez de culpar os outros

iStockphoto

Olhe para o espelho e não para a janela, diz o empresário. "Quando você olha para si mesmo, você tem controle sobre o que vê e sobre suas ações. Pergunte-se o que você pode fazer e o que você deixou de fazer. Quando você culpa terceiros, você não pode agir sobre eles. O que está do lado de fora pode até ser importante, mas você não controla", diz.

DICA 4: Preveja tendências

iStockphoto

Tentar prever o futuro, sem descuidar do dia a dia da empresa, é razão de sucesso nos negócios, de acordo com Diniz. "Se você souber o que vai acontecer, quais são seus planos para quando a crise acabar, você sai mais forte", afirma.

SEGREDO 1: Seguir um propósito 

iStockphoto

Segundo Diniz, empresas que têm um propósito que vai além do seu negócio principal são mais fortes. "Podem dizer que ninguém é insubstituível, mas quem substituiu Mozart, Beethoven, Schubert? O propósito é lutar para ser você mesmo."

Para ele, as pessoas são o ativo mais importante de uma empresa, por isso, é importante estabelecer uma cultura que seja compartilhada por todos.  "A cultura que eu sempre persegui, mais do que a baseada em resultados, é a baseada em pessoas", afirma.

SEGREDO 2: Liderar sem centralizar

iStockphoto

Para Diniz, um bom líder é aquele capaz de tirar o melhor de cada um dos seus liderados, que faz com que todos deem o melhor de si, em prol de um benefício coletivo.  "Procure primeiro conhecer a si próprio, reconheça e trabalhe suas franquezas, tenha objetivos claros. Conecte as pessoas que estão abaixo de você, capacite seus times."

O passo seguinte é identificar funções na empresa que tenham a ver com as pessoas e oferecer autonomia. "Ponha as pessoas certas nos lugares certos e deixe que elas tomem as decisões", diz Diniz. Para ele, neste sentido todas as empresas são iguais: precisam de talentos bem aproveitados e processos estabelecidos. 

SEGREDO 3. Evitar reuniões

Thinkstock

Para ele, simplificar processos é o segredo de uma gestão de alta performance. Com isso, segundo ele, não há necessidade de reuniões. "Reunião é um problema. As pessoas fazem reunião porque não sabem o que fazer ou para dividir a responsabilidade se algo der errado. Quando você tem processos bem simplificados, o resultado é quase ausência de reuniões", afirma.

SEGREDO 4. Ser um sonhador 

iStockphoto

O empresário definiu valores que considera importantes para sua vida e os usa como guia, inclusive na condução dos negócios. São eles: humildade, determinação, disciplina e equilíbrio emocional. "Na vida, temos muitos papéis e atividades. Sabedoria é conseguir mantê-los em equilíbrio", afirma.

Ele diz que se considera um sonhador insatisfeito e recomenda que as pessoas sonhem alto e busquem a realização. "Tenho sempre minhas ambições, mas tem algo que é muito importante: você não pode amar só o que ambiciona, tem que amar o que já tem. Se você vive só da ambição, não aproveita o que já conquistou", diz.

Abilio Diniz fala sobre determinação e disciplina

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Assine e receba em seu e-mail em dois boletins diários, as principais notícias do dia

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos