Engenheiro troca fazer prédio por desenhar sapatos e fatura R$ 25 milhões
O gosto pelo design fez com que o engenheiro civil Breno Bulus, 35, abandonasse a profissão para empreender. Em vez de acompanhar obras de prédios, vende calçados criados por ele mesmo. Para isso, fundou a loja Outer Shoes, que hoje é uma rede de franquias. Com 23 lojas, a marca faturou R$ 25 milhões em 2014 e espera fechar este ano faturando R$ 30 milhões. O lucro não foi informado.
Bulus abriu a primeira loja aos 25 anos, três após a conclusão da graduação em engenharia. "Eu cheguei a fazer estágio na área, mas a minha veia criativa continuou pulsando. Eu gosto bastante de design e sentia falta de sapatos contemporâneos, inovadores e confortáveis. Por isso, resolvi investir na criação de uma linha de calçados que trouxesse isso ao mercado."
A rede oferece sapatos de couro, lona e neoprene com o conceito confortável. O modelo mais barato é uma sandália feminina que custa R$ 129 e o mais caro é uma bota feminina que sai por R$ 339. Também há modelos masculinos, O gasto médio dos clientes, segundo o empresário, é de R$ 250. Segundo Breno, 70% dos seus consumidores são mulheres e 30%, homens. A idade média deles é de 35 a 40 anos.
Ponto comercial da primeira loja foi má escolha
O engenheiro afirma que abriu o negócio com capital próprio. No início, escolheu mal o ponto comercial. "O shopping era novo e circulava pouca gente por lá. Por isso, não vendia tanto quanto eu esperava." Mas ele acreditava no potencial do produto e queria abrir uma filial em outro ponto. Para levantar mais capital, voltou a atuar como engenheiro em uma incorporadora durante um ano.
"Neste período, meu irmão Bernardo de Castro Bulus virou meu sócio e trouxe mais recursos para o negócio. Com isso, abri a segunda loja. Depois, nós conseguimos um investidor que entrou com mais capital e abrimos a terceira, quarta e quinta lojas."
A empresa virou franquia em 2011. Hoje, todas as unidades da rede são franqueadas. Isso permite que Bulus se dedique mais à criação de produtos e à gestão da marca. A primeira unidade foi vendida para um ex-funcionário.
"Optamos por não ter loja própria porque vimos que era o modelo mais viável para expandir o nosso negócio." Hoje a rede tem 23 lojas físicas, uma plataforma de vendas virtual e espera abrir mais 10 unidades em 2016.
O investimento inicial para abrir uma unidade da rede é de R$ 450 mil (inclui taxa de franquia, custos de instalação e capital de giro), o faturamento mensal é de R$ 150 mil, o lucro médio mensal é de R$ 21 mil e o prazo de retorno é a partir de 24 meses.
Franquia com pouco tempo de atuação é mais arriscada
Para Pedro Almeida, consultor da Rizzo Franchise, os setores de moda, calçados e vestuário vêm crescendo de forma constante nos últimos 10 anos. "Mesmo em tempos de crise ou de contenção de gastos, a população não deixa de comprar itens relacionados à moda. São artigos que envolvem a autoestima."
O consultor afirma que o empresário que deseja comprar uma franquia precisa observar o funcionamento da rede. Se ela dá suporte, há quanto tempo está no mercado e qual o desempenho das unidades. Segundo a Rizzo Franchise, quanto menor o tempo de atuação, maior o risco.
Além disso, faz diferença se a rede já teve unidades próprias. "É importante checar se a franquia começou a operar com unidades próprias ou se já iniciou o negócio com franquias. Se o dono nunca comandou uma loja, não pode transmitir conhecimento nem afirmar com clareza os resultados que o modelo de negócio pode trazer."
Mais informações:
Outer Shoes
http://www.outershoes.com.br
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