Bar faz maratona de Star Wars e séries de TV, e faturamento sobe 40%
Por seis domingos, o bar Season One - Art&Bar, dedicado a fãs de filmes e séries de TV, fez uma maratona Star Wars para entrar no clima de pré-estreia do novo episódio da saga. Além disso, realiza eventos sobre programas como “Game of Thrones”, "Master Chef" e até “Chaves”. Com isso, o contador Aldo Dib, 33, e o designer Marcus Ribeiro, 34, os donos, dizem que faturam até 40% mais no mês.
Eles não informam o valor total arrecadado nem o lucro. Mas, por causa do resultado, o bar tem investido mais nesse tipo de ação. "Nós divulgamos o evento em nossa página no Facebook e procuramos fã-clubes. "Alguns são muito organizados e dão uma resposta rápida. Outros não têm total controle dos sócios e dificultam um pouco mais a organização", afirma Dib.
Para agradar os fãs de produções variadas, o bar é decorado com cartazes de sucessos da TV atuais como “Breaking Bad”, "The Walking Dead", "Supernatural" e até antigos como "As Panteras" e "Chips". O cardápio oferece petiscos e drinks com nomes de séries, com opções que custam R$ 25 em média. O bar foi aberto há um ano e dois meses na rua Augusta, região central de São Paulo.
Ideia surgiu quando negócio anterior estava prestes a falir
Dib afirma que os sócios tiveram a ideia de criar o estabelecimento temático quando estavam prestes a fechar as portas do Dex Bar, negócio que mantinham no mesmo local até o ano passado.
"O estilo da rua Augusta, que antes era mais underground, havia mudado e deu espaço a um público mais elitizado. Com isso, o movimento caiu muito e não tínhamos mais condições de manter as portas abertas”, afirma.
A saída foi mudar o foco e o público. “Foi quando tivemos a ideia de abrir um bar temático e começamos a estudar o que não tinha ainda na cidade. Pensamos nas séries pelas quais somos apaixonados e muita gente também é, reformamos tudo, investimos na decoração e reinauguramos."
Dib não revela o investimento, mas diz que o valor ainda não foi recuperado. "Nossa previsão é que o local comece a dar lucro a partir do ano que vem."
Bar fará evento em homenagem ao 'Chaves'
Além dos eventos temáticos, como as maratonas de séries, o bar exibe regularmente episódios todas as terças e quartas-feiras no telão durante todo o período do seu funcionamento. O bar comporta cem pessoas e cobra de R$ 10 a R$ 15 de entrada, dependendo da atração que será exibida no dia.
Outra prática é realizar eventos com fãs-clubes de séries como "Friends" e "Games of Thrones". Nesta semana, o bar reunirá os apaixonados pelo "Chaves". "Vamos exibir episódios, e o público poderá ir a caráter." O evento está programado para o dia 18.
Pagamento de royalties pode tornar negócio inviável
Para Marcelo Pimenta, professor de gestão da inovação da ESPM, focar a atuação em nichos é bastante positivo. "O público que assiste às séries de TV vem crescendo bastante e, com isso, aumentando a tendência de criar espaços temáticos e potencializando este mercado. Já temos a hamburgueria com cenário Star Wars, que é sucesso de público, por exemplo."
Pimenta ressalta, no entanto, que as empresas detentoras do licenciamento das marcas das séries podem cobrar o pagamento de royalties pelo uso da marca. "Ao criar um evento sobre uma série, você está usando a marca, e a empresa pode exigir que você pague por isso. Dependendo do caso, o valor da operação pode ficar muito alto e tornar o negócio inviável."
Questionados, os donos do Season One disseram que não pagam pelos direitos de exibição, pois creem que a transmissão a cabo seja isenta. Mas, de acordo com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), que regula a execução pública de música e transmissão de TV/rádio em estabelecimentos comerciais, a legislação prevê pagamento de direitos autorais para exibição de filmes e séries em qualquer caso.
Segundo o Ecad, o estabelecimento que não cumpre a obrigatoriedade pode responder judicialmente pelo ato.
Serviço:
Season One - Art&Bar: facebook.com/seasononebar
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.