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Sebrae dá dicas para bares e restaurantes driblarem a crise

Do UOL, em São Paulo

12/05/2016 06h00

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), um a cada seis empresários do setor pensa em fechar o negócio ou repassar o ponto nos próximos meses. Isso quer dizer que, dos mais de 886 mil estabelecimentos, quase 150 mil correm o risco de fechar as portas.

O setor é afetado, por um lado, pelo aumento de custos, com alta nos preços de luz, gás e alimentos, entre outros. E, por outro lado, há uma queda no faturamento. "A redução do poder de compra e o aumento do número de desempregados têm, cada vez mais, levado as pessoas a economizar e preparar suas refeições em casa", diz a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

O Sebrae criou uma cartilha (http://zip.net/bktgHP, link encurtado e seguro) com dicas para ajudar os empreendedores da área e evitar quebradeira. Um exemplo prático é o da empresária Ranael Ribeiro Nascimento, 41, sócia do restaurante Pitada Caseira, em São Paulo, que passou a fazer entregas e a alugar o salão à noite. 

O UOL selecionou algumas dicas do Sebrae. Confira abaixo.

1. Seja mais produtivo e eficiente

Seja mais eficiente - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

É recomendável rever os processos da empresa e observar pontos que podem ser melhorados e formas de reduzir custos. Isso pode ajudar a melhorar as contas no fim do mês. Mas, atenção: aprimorar a forma de fazer não quer dizer diminuir a qualidade do serviço, mas sim fazer o mesmo ou até melhor de forma mais produtiva.

2. Substitua produtos caros

Substitua produtos caros - iStock - iStock
Imagem: iStock

O desafio é manter preço e qualidade apesar do aumento de custos. Para isso, fazer as contas e usar a criatividade são atitudes fundamentais. Uma alternativa é substituir produtos ou incluir novas opções para manter o gasto médio do cliente, ou seja, ter no cardápio opções que permitam ao cliente continuar pagando o mesmo valor de sempre.

3. Fortaleça a relação com fornecedores

Faça parcerias - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Fornecedores podem se tornar parceiros e fazer parte do negócio. A relação "ganha-ganha" sempre favorecerá seu negócio. Encontrar a forma de aproximação com seus fornecedores, reconstruindo a relação em um formato mais próximo ao da sua empresa, trará benefícios mútuos.

4. Observe novas oportunidades

Observe oportunidades - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Novos modelos de negócios e canais de venda surgiram nos últimos anos: food truck, festivais gastronômicos, promoção em aplicativos e em rede sociais, menus executivos, aluguel do espaço, entre outros. São alternativas para aumentar o faturamento.

5. Preocupe-se com a higiene

Cuidado com a higiene - Shutterstock - Shutterstock
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Especialmente neste momento de crise, seu negócio não pode correr riscos. Estar atento às normas sanitárias o torna mais organizado e limpo na cozinha e no salão. O cliente observa e busca isso.

6. Aposte em ingredientes e receitas típicas

Aposte em receitas típicas - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A gastronomia é um dos bens mais valiosos de um povo, pois faz parte do seu dia a dia. A busca por vivências e experiências é uma tendência, e a comida regional é um dos principais atrativos turísticos no mundo todo. Os empreendimentos que buscarem esse diferencial, unindo técnica de cozinha a produtos autênticos e brasileiros, conseguirão atingir um público selecionado.

7. Associe-se a outros estabelecimentos

Faça parcerias - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Em momentos difíceis, ter parcerias para compras, para realizar promoções, para negociar prazos de pagamento e de entrega, por exemplo, pode facilitar tanto para você como para os outros parceiros, além do fornecedor, que terá um grupo de empresas para atender. 

8. Participe de discussões sobre leis

Participe das leis - iStock - iStock
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É importante identificar burocracias que podem ser simplificadas para melhorar o desempenho do negócio e o ambiente legal, buscando associar-se a entidades representativas e participar de discussões.

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