Com aulas de empreendedorismo, Sebrae forma primeira turma de refugiados

Do UOL, em São Paulo

O Sebrae Nacional e o Sebrae São Paulo formam nesta terça-feira (9) a primeira turma de refugiados capacitados em empreendedorismo. Desde junho, estrangeiros que foram forçados a abandonar seus países tiveram aulas online e presenciais sobre o assunto.

O treinamento é fruto de uma parceria entre o Sebrae e o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça

Além de passar conceitos básicos, o treinamento visou estimular a formalização dos empreendimentos dirigidos pelos refugiados e facilitar o acesso ao crédito para este público.

Na noite desta terça (9), os 27 refugiados que irão se formar terão a oportunidade de conversar com instituições financeiras para conseguir empréstimo e poderão sanar dúvidas sobre regularização de empresas.

Projeto teve quatro fases

Esta foi a primeira vez que refugiados receberam esse tipo de treinamento no Brasil. O projeto piloto foi composto por quatro fases.

Na primeira, foram oferecidas palestra e treinamentos online. Depois, os refugiados que quiseram continuar no programa participaram presencialmente de um pacote de cursos do Sebrae.

A terceira e quarta etapas, que acontecem hoje, são voltadas para a formalização dos empreendimentos e para a possível obtenção de crédito empresarial.

Oferta de crédito

Além das entregas de certificados, os participantes assistirão a palestras sobre empreendedorismo e orientação de crédito.

As instituições financeiras Banco do Brasil, Banco do Povo e Caixa Crescer irão apresentar os produtos e serviços relacionados ao microcrédito.

Logo depois, os refugiados poderão participar de um balcão de microcrédito, onde receberão atendimento personalizado de cada uma das instituições fornecedoras de crédito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos