Você sonha em abrir sua empresa? Também precisa saber a hora de fechar
Em tempos de crise, muita gente desempregada sonha em abrir sua própria empresa. Mas poucos pensam sobre um eventual momento de fechá-la se não der certo.
De janeiro a julho deste ano, foram feitos 1.058 pedidos de falência em todo o país, 9% a mais que no ano passado. Mais da metade dos pedidos (559) foram de micro e pequenas empresas, segundo dados da Serasa Experian.
Ler os sinais de esgotamento do negócio não é tarefa fácil, e admitir que não deu certo pode ser ainda mais difícil. Para quem está na dúvida, o UOL reuniu seis dicas do especialista Enio Pinto, gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Nacional. Confira.
1) Seja realista
Não se iluda sobre a situação do seu negócio. Se não "engatou", algo precisa de ajuste: seja o modelo do negócio, sua localização ou como ele está sendo divulgado, por exemplo.
2) Dê tempo ao tempo
O tempo de maturação de cada negócio varia. Franquias tendem a se estabelecer com mais facilidade, pois a marca já é conhecida. Novos negócios exigem mais tempo para conquistar clientes e se estabelecer --e a atitude do dono faz diferença para conquistar e fidelizar clientes.
3) Entenda (e atenda) o cliente
Procura abaixo do necessário para sustentar o negócio pode ser um forte indício de que a proposta não atende as necessidades dos clientes e que é hora de fechar as portas. Mas é preciso avaliar também se o desempenho ruim não está relacionado a fatores externos, como um ano de crise no país, por exemplo.
4) Mantenha-se no azul
Fique atento ao limite de endividamento; é preciso ter condições de quitar as dívidas assumidas. O limite? O fluxo de caixa tem que cobrir os compromissos da empresa. Se o empresário tiver que buscar mais recursos, a dívida pode virar uma bola de neve.
5) Reavalie o modelo
Reavalie constantemente o modelo de negócios, identificando mudanças para se adequar às necessidades do mercado. É possível ajustar, por exemplo, os produtos e serviços, a estratégia de preços, locais e canais de venda, o plano de marketing. Trace metas, planeje como atingi-las.
6) É... não tem jeito
Se, mesmo com as mudanças, o retorno ainda não der as caras, talvez seja hora de questionar a continuidade do negócio. A experiência servirá de aprendizado para projetos futuros.
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