Ex-faxineira que inspirou novela abrirá salão de cabelo crespo em Nova York
Depois de inspirar a criação de uma personagem da novela Avenida Brasil e figurar entre as dez mulheres de negócios mais poderosas do Brasil, segundo a revista americana "Forbes", a ex-faxineira Zica Assis vai abrir um salão do Instituto Beleza Natural, em Nova York (EUA). A rede é especializada nos cuidados de cabelos crespos e ondulados.
Meu sonho é cuidar de qualquer cabelo crespo e ondulado que exista no mundo. Por isso quis iniciar a expansão da marca em outros países. Nova York é o local onde acontecem os lançamento de todas as tendências, além de ter uma grande concentração do nosso público-alvo."
O investimento para abrir a nova unidade não foi revelado. Leila Velez, sócia de Assis, diz que o espaço terá 600 metros quadrados e está previsto para ser inaugurado em junho. O local escolhido foi o Harlem, bairro conhecido por ser um grande centro cultural e comercial dos afro-americanos.
Serão contratadas 40 pessoas para trabalhar no salão, a maioria do país. "Vamos levar alguns profissionais brasileiros para treinar a equipe, mas a nossa ideia é exportar os produtos e serviços da marca e, ao mesmo tempo, valorizar a mão de obra local, que já está familiarizada com o público", afirma Velez.
Atualmente a rede tem 26 salões (para fazer o tratamento dos cabelos) e 19 quiosques (para vender os produtos da marca) e está presente nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. A empresa, que tem 3.000 funcionários, não quer virar franquia. O faturamento e o lucro não foram divulgados.
Tratamentos custam entre R$ 13,90 e R$ 128,98
Ao todo, os salões realizam 20 tratamentos para cabelos ondulados ou crespos. O mais barato é o hidracolorfix (hidratação para fixar o tonalizante no cabelo), que sai por R$ 13,90. O mais caro é o BN Cor (tingimento em cabelos longos ), que custa R$ 128,98.
O carro-chefe é o tratamento super-relaxante (R$ 100), que tira o volume dos fios e deixa os cabelos crespos e ondulados mais maleáveis e com os cachos definidos, segundo a empresa.
Os produtos mais baratos comercializados nos quiosques são os xampus e condicionadores para crianças. Cada um custa R$ 14,90 (embalagem com 350 ml). O mais caro é o creme para pentear (R$ 41,90, embalagem com um litro).
Unidade fora do país exige análise criteriosa
Segundo Ana Roberta Amarante, gestora dos projetos de beleza do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), Zica Assis começou a investir na área de cabelos ondulados e crespos antes mesmo de esse tipo de cuidado virar tendência. "Hoje é comum a valorização dos cabelos naturais e ela tornou-se referência."
Amarante afirma, no entanto, que antes de iniciar o processo de internacionalização da marca, toda empresa tem de estudar muito o país para avaliar se seus produtos e serviços terão aceitação. "Às vezes é necessário mudar a forma de trabalhar ou adequar o produto à realidade daquele país."
Onde encontrar:
Instituto Beleza Natural - http://belezanatural.com.br/
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