Feira de franquias tem rodízio de pastéis e até negócio para abrir nos EUA
Começa nesta quarta-feira (21), em São Paulo, a 26ª ABF Franchising Expo 2017, feira de franquias que vai até sábado (24), com 400 marcas expositoras do Brasil e do exterior. A expectativa é atrair 65 mil pessoas em quatro dias, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), organizadora do evento.
A feira traz negócios já consolidados e novidades como o rodízio de pastéis da rede 10 Pastéis. Com 20 anos de atuação no segmento de franquias e mais de 30 unidades espalhadas em oito Estados, a rede vai apresentar os novos modelos de negócio da marca: o trailer, a partir de R$ 150 mil, e o rodízio de pastéis em lojas de rua, com investimento inicial a partir de R$ 280 mil.
Fast food de comida caseira
Ainda no ramo de alimentação, outra novidade é a rede Tomatzo, um fast food de comida caseira com investimento inicial a partir de R$ 330 mil. A marca tem seis unidades e participa pela primeira vez do evento.
Empresa de asfalto nos EUA
Haverá também oportunidades de negócio para quem quer empreender fora do país. É o caso da Único Asfaltos (rede que produz e vende asfalto em saco), que procura franqueados para expandir seus negócios nos Estados Unidos. Atualmente, a empresa tem loja própria na Flórida, e a primeira franquia será aberta na Virgínia.
Para acelerar a expansão internacional em terras norte-americanas, a empresa não vai cobrar taxa de franquia e royalties. O investimento começa em US$ 398 mil, equivalente a R$ 1,32 milhão na cotação de terça-feira (20). Hoje, a rede possui mais de 90 unidades entre Brasil, Colômbia, República Dominicana e Estados Unidos.
Realidade virtual para piscinas
Novidades tecnológicas também estarão no evento, como o sistema de realidade virtual da iGUi Piscinas, que permite ao cliente ver em projeção 3D como o ambiente ficará com a piscina já instalada. A empresa tem franquias com investimento inicial a partir de R$ 150 mil.
Setor cresce na crise
Segundo a ABF, o setor de franquias apresentou crescimento de 9,4% no primeiro trimestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano anterior. O faturamento nos períodos analisados passou de R$ 33,7 bilhões para R$ 36,8 bilhões, segundo a última pesquisa da entidade. Em número de unidades, a expansão foi de 2,9% em relação ao mesmo período de 2016.
“O franchising é um setor dinâmico, que recebe empreendedores tanto em períodos de crescimento econômico como naqueles de recessão. Na feira, os candidatos poderão conhecer em primeira mão o que as redes estão preparando para quando a economia voltar a acelerar, se posicionando a tempo em mercados estratégicos”, diz Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF.
De acordo com a ABF, os segmentos que mais cresceram no primeiro trimestre foram hotelaria e turismo (31%), saúde, beleza e bem-estar (17%) e limpeza e conservação (16%). Outro destaque é o segmento de alimentação, que cresceu 6% no primeiro trimestre de 2017, em relação ao mesmo período de 2016.
Simultaneamente à feira, palestras com especialistas vão oferecer orientação e treinamento para os interessados em franquias. Para facilitar a visita, a ABF disponibiliza o aplicativo ABF Connect no celular, com a programação completa.
Para auxiliar o potencial investidor no processo de escolha do seu negócio e na análise da franquia de sua preferência, a ABF criou o app Quero uma Franquia, também disponível gratuitamente nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS.
Empreendedor não deve fechar negócio na feira
Para Ana Vecchi, sócia-diretora da Vecchi Ancona - Inteligência Estratégica, o empreendedor que deseja abrir uma franquia deve visitar a feira para conhecer o mercado e saber mais sobre a rede que tem interesse. No entanto, ela diz que o negócio não deve ser fechado durante o evento.
"Algumas redes oferecem promoção para quem assinar o contrato durante a feira, mas isso é uma irresponsabilidade. Um negócio não deve ser formalizado por impulso."
Vecchi diz também que é preciso selecionar muito bem a marca que deseja comprar. Entre as dicas da especialista, estão:
- Falar com, pelo menos, 10 franqueados da marca para checar se o faturamento e o lucro prometidos conferem com a realidade deles.
- Esses mesmos franqueados podem informar se a rede dá todo o suporte para o negócio prosperar
- Acompanhar o dia de um franqueado. Isso dará uma visão de como é o negócio e se, realmente, é o que deseja fazer.
- Não aceitar promoções do tipo: se assinar o contrato agora, pode começar a pagar depois de 60 dias, por exemplo. "É uma forma de venda irresponsável das franquias."
Onde encontrar:
26ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul
Endereço: rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo (SP)
Data: de 21 a 24 de junho
Horário: 4ª a 6ª, das 13h às 21h; sábado, das 11h30 às 18h30
Ingresso: R$ 70 válido para todos os dias
Informações: (11) 3598-7834
Site: www.abfexpo.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.