Barraca de feira de Curitiba aumenta vendas com pastel em formato de Minion
Das telonas para a frigideira. Os Minions, criaturinhas amarelas da franquia de filmes "Meu Malvado Favorito", viraram formato de pastel nas mãos de Silvia Yamashiro, dona de uma barraca de pastéis e salgados em Curitiba (PR).
"Tive a ideia logo depois que minha filha voltou do cinema e me mostrou um bonequinho do personagem do filme, adquirido em uma loja de fast food", conta. O terceiro filme da franquia foi lançado no Brasil no final de junho.
Até aquele momento, a comerciante vendia 1.500 pastéis aos fins de semana. Com o lançamento dos pastéis Minions, na primeira semana de julho, ela diz que as vendas aumentaram cerca de 10%.
O produto é vendido em duas versões: de vento (sem recheio), a R$ 4, e recheado com banana, açúcar e canela, a R$ 5. No cardápio, há também pastéis no formato "convencional" em 17 sabores, que custam R$ 5 (tradicional), R$ 7,50 (especial) e R$ 10,50 (grande).
Ajuda do marido e teste no Facebook
Antes de colocar a novidade no cardápio, Yamashiro fez um modelo em casa, com uma carretilha (instrumento utilizado para cortar massas), e postou a foto no Facebook para ver as reações. A imagem rendeu quase 2.000 curtidas, mais de 2.000 compartilhamentos e mais de 1.000 comentários.
Com a repercussão positiva, ela pediu ao marido, Vilson Yamashiro, para fazer uma forma com o desenho de um Minion para ajudar a acelerar a produção. "Meu marido já havia tentado outras formas, como corações, por exemplo, mas nada deu tanto resultado como os Minions", afirma.
A barraca de pastéis tem 42 anos e é montada em três tradicionais feiras de Curitiba, às quintas-feiras, sábados e domingos. O negócio funciona com cinco funcionários durante a semana e 20 aos fins de semana, segundo Yamashiro. A comerciante não revelou investimento inicial, faturamento nem lucro.
Algo novo para continuar em destaque
Para Andreia Claudino, consultora do Sebrae-PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a comerciante foi inteligente ao usar a rede social para ajudar no negócio. "Ela conseguiu identificar o que seus consumidores queriam por meio das redes sociais e criou um produto que agradou a todos", afirma.
Outro ponto positivo, segundo a consultora, foi perceber uma tendência e criar um produto diferente da concorrência. "Ela teve um olhar diferenciado e fez um link entre os seus pastéis e um filme de sucesso. É algo necessário e inteligente, principalmente em uma feira, local onde os produtos são similares e é preciso se destacar", diz.
No entanto, o sucesso da ideia pode não durar muito, já que o burburinho sobre o filme "Meu Malvado Favorito 3" deve passar, afirma a especialista. "Ela tem que pensar em algo novo nos próximos meses para continuar se destacando frente aos outros comerciantes."
Outro ponto levantado pela consultora é a questão da utilização da marca. "Neste caso, os Minions serviram apenas de inspiração, mas se a comerciante começar a usar o desenho dos personagens ela precisaria dos direitos para fazer isso; caso contrário, poderia responder juridicamente."
Onde encontrar:
Barraca Yamashiro Café e Pastéis
Contato: https://www.facebook.com/okinawa25
Funcionamento: às quintas-feiras, na feira livre da rua Colombo (entre as ruas Moisés Marcondes e São Sebastião), no bairro Ahú; aos sábados, na feira do Alto da Glória (rua Alberto Bolliger), no bairro Alto da Glória; e aos domingos, na feira ao lado do teatro Paiol, na praça Guido Viaro, no bairro Padro Velho, em Curitiba (PR).
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