IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

'Meu Malvado Favorito', 'O Rei Leão' e outros desenhos dão lição de negócio

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

04/11/2014 06h00

Animações como “Meu Malvado Favorito”, “Como Treinar Seu Dragão” e “O Rei Leão”, além de divertidas, possuem lições de negócios valiosas para empreendedores, como tratar bem seus funcionários, saber inovar e conhecer o mercado onde vai atuar.

O UOL ouviu especialistas em negócios e listou dez animações e seus ensinamentos para quem já tem ou pretende abrir o negócio próprio.

Em "Meu Malvado Favorito", o personagem Gru tem o sonho de roubar a Lua, mas, antes, ele precisa roubar o raio encolhedor de seu arqui-inimigo Vetor. Em seu laboratório, Gru é um chefe carismático e tem inúmeros ajudantes amarelos, os mínions.

"Apesar de ter muitos funcionários, Gru sabe o nome de todos eles e o que cada um faz. Ele participa do dia a dia do laboratório e acompanha de perto os resultados, assim como o dono de uma pequena empresa deve fazer", afirma Deni Belotti, presidente da consultoria em gestão de negócios e carreiras JCS Network.

A lição de "Como Treinar Seu Dragão" é de inovação. Em uma sociedade que vive para combater dragões, o jovem Soluço fere o dragão mais temido na cauda, mas não consegue matá-lo. Ao perceber que o animal se torna incapaz de voar por conta do ferimento, Soluço cria um artefato para reparar o dano.

"Ele idealizou uma solução, colocou no papel e fez várias versões até que uma funcionasse, exatamente como um empreendedor deve fazer ao lançar um produto ou serviço", diz Luiz Malta, gerente de projetos da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade).

'O Rei Leão' ensina a evitar riscos

Na animação “O Rei Leão”, a lição é conhecer bem o mercado onde vai atuar e seus riscos. Segundo Malta, o ensinamento fica claro quando o personagem Mufasa, o rei dos animais, aconselha o filho Simba, seu futuro herdeiro, a evitar a região escura e distante do reino, o lar das hienas.

Este é um dos ensinamentos que Mufasa tenta repassar a Simba, para que um dia governe de forma justa e democrática. No entanto, seu irmão, Scar, prepara uma armadilha para matá-lo, tomar o trono e expulsar Simba do reino. Tempos depois, o herdeiro retorna para tirar o tio do poder e governar conforme os ensinamentos do pai.

Do ponto de vista dos negócios, Mufasa é o chefe que conhece as particularidades do ambiente onde está e seus perigos. “Da mesma forma, o empresário deve conhecer cada detalhe de seu setor de atuação e por quais caminhos ele pode ou não seguir. Quando Simba desobedeceu o pai e foi ao local proibido, meteu-se em sérios apuros”, diz.