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Bióloga abre franquia de escola de gastronomia e fatura R$ 1,8 mi por ano

Márcia Rodrigues

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/07/2017 04h00

Lucilaine Lima, 35, resolveu trocar as aulas de biologia que dava para estudantes do ensino médio para dar cursos de gastronomia, em 2014. Ela investiu R$ 180 mil e criou o Instituto Gourmet, em Serra (ES). No ano passado, faturou R$ 1,8 milhão e espera chegar a R$ 5 milhões neste ano com o início da venda de franquias. O lucro não foi revelado.

"Eu sempre gostei de lecionar, mas também amava cozinhar, e fazia doces, bolos e salgados sob encomenda em casa. Os clientes gostavam e pediam para eu ensiná-los a fazer igual. Nunca tive problema em passar as minhas receitas e ensinar. Vi que isso poderia ser uma oportunidade de negócio e decidi criar a escola."

Atualmente, ela tem três unidades próprias: em Serra e Cariacica, no Espírito Santo, e em Duque de Caxias (RJ). Sete franquias já foram vendidas e devem começar a funcionar a partir de agosto, segundo a empresária. 

Lima diz que começou o negócio sozinha e hoje tem cerca de 60 funcionários.

Instituto oferece oito cursos

Atualmente, o instituto oferece oito cursos: confeiteiro, doceiro, cozinheiro, chocolateiro, food trucker profissional, chef mix, cake designer e italian chef. Ao final dos cursos, os alunos recebem um certificado.

Os cursos mais baratos são os de chocolateiro e food trucker profissional. No último, há aulas sobre preparo de lanches gourmet, comida mexicana, americana, peruana, brasileira (coxinha gourmet, tapioca etc.) e italian chef. São quatro meses de aulas e o custo é de R$ 1.700.

Os mais caros são os de confeiteiro (que ensina a fazer bolos, tortas etc.) e de cozinheiro profissional (mostra toda a cozinha de base para ser ajudante ou chef em cruzeiros, além de culinária internacional). Os cursos têm a duração de um ano e custam R$ 3.500.

Franquia custa a partir de R$ 250 mil

A empresária começou a comercializar franquia em janeiro deste ano. Confira os dados, fornecidos pela empresa, para abrir uma unidade:

  • Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil (inclui taxa de franquia, capital de giro e custo de instalação)
  • Faturamento médio mensal: a partir R$ 80 mil
  • Lucro médio mensal: a partir de R$ 20 mil (25% do valor do faturamento)
  • Retorno do investimento: a partir de 18 meses

MasterChef  e crise tornaram cursos atrativos

Lima diz que a procura pelos cursos aumentou no ano passado por causa da crise econômica. "Muitas pessoas que gostam de cozinhar resolveram investir na área depois que perderam o emprego e precisavam buscar outra fonte de renda."

Ela também afirma que o público masculino passou a fazer os cursos impulsionados pelo programa MasterChef. "Antes as mulheres representavam 90% dos alunos; hoje, elas somam 70% e eles, 30%."

A tendência é confirmada por Juliana de Magalhães, consultora do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo). "Quem sabe cozinhar e procura uma outra atividade vem investindo na área, seja por causa do desemprego ou impulsionados pelo MasterChef ou outros programas similares."

Para Magalhães, o negócio vai suprir uma demanda grande por esse tipo de serviço em cidades pequenas e outras capitais. "Existem muitos cursos de gastronomia em São Paulo e em grandes capitais, mas faltam opções em outras regiões. Por exemplo: eu atendi uma empresária que quer se mudar e montar uma rotisserie em Cuiabá, mas está fazendo os cursos em São Paulo, antes de seguir para lá, porque não encontrou opções na cidade."

A especialista afirma, no entanto, que a empresária deve avaliar os custos da sua franquia, caso a caso, já que as suas unidades próprias não foram testadas em outras capitais.

"Ainda não sabemos os custos que a operação pode exigir em outros Estados, com carga tributária e valor de aluguel diferente, por exemplo. É preciso avaliar muito bem para dar todo o suporte necessário para o franqueado atingir o resultado que ele espera."

Onde encontrar

Instituto Gourmet - http://institutogourmet.com/

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