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Engenheiro naval larga profissão e fatura R$ 1 mi com comida ultracongelada

Márcia Rodrigues

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/08/2017 04h00

Depois de trabalhar em estaleiro e no mercado financeiro por oito anos, o engenheiro naval Carlos Eduardo Lucato, 34, resolveu abandonar a carreira e empreender: comprou em 2014 a Focca, empresa que produzia comida ultracongelada fitness e saudável, em São Paulo. Esse tipo de comida preserva mais os nutrientes do que a congelada.

Em dezembro de 2015, ele quis ampliar o negócio. Mudou o nome da empresa para Bendito Frio, ampliou a loja para transformá-la em um mercado de comida ultracongelada e passou a vender também outros pratos como picadinho, carne assada e de panela, bobó de camarão, entre outros. No ano passado, a empresa faturou R$ 980 mil. O lucro não foi revelado.

Lucato diz que investiu R$ 200 mil para iniciar o negócio. O dinheiro foi usado para comprar a Focca, acertar a parte burocrática e criar a identidade visual do Bendito Frio.

Os equipamentos usados para o ultracongelamento dos alimentos permitem uma queda brusca de temperatura (chegando a até -40ºC em uma hora), o que preserva mais as suas propriedades nutricionais, de acordo com Leonardo Lopes, consultor do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) especialista em comida congelada.

Segundo ele, o congelamento convencional, feito em um freezer comum, pode demorar até 12 horas para ser concluído.

Lucato diz que, ao transformar a empresa em mercado, o cardápio também ganhou mais opções, passando de 70 para cerca de 400 pratos. Entre eles, estão:

  • Picadinho de filé-mignon com arroz e feijão - R$ 30,10 (340 g)
  • Carne de panela com abóbora e purê de mandioquinha - R$ 25,20 (340 g)
  • Frango com mostarda e legumes - R$ 20 (292 g)
  • Carne assada com brócolis - R$ 27,10 (260g)
  • Filé de Saint Peter com castanhas e legumes - R$ 27,20 (254 g)
  • Salmão com molho de mostarda e cogumelos - R$ 33,50 (360 g)
  • Quibe assado com purê de abóbora - R$ 22,10 (350 g)
  • Quibe de quinoa com abóbora e maçã fatiada - R$ 22,60 (350 g)
  • Berinjela à parmegiana e arroz à grega - R$ 27,10 (460 g)

O prato mais barato é a canja de frango, que sai por R$ 14,50 (porção com 450 ml), e o mais caro é o bobó de camarão, que custa R$ 38 (porção com 500 g). A sopa de abóbora com gengibre é o carro-chefe da empresa. Ela é vendida por R$ 16,50 (porção com 450 ml).

A ideia de investir no segmento, segundo ele, veio de uma conversa com a irmã Priscila Lucato, 36, que mora na França e reparou que naquele país há muita opção de comida ultracongelada.

"Eu vi que tínhamos opções aqui no Brasil, mas nada se comparava à gama que ela tinha lá. Resolvi ampliar o cardápio para produzir uma comida saborosa e que atendesse melhor o público que precisa dessa praticidade no seu dia a dia."

A empresa, que começou com cinco funcionários, hoje tem 14. Além da loja física em Moema (zona sul de São Paulo), o mercado tem um ponto de revenda no Pacaembu (zona oeste de São Paulo) e também comercializa os produtos pela internet (entregas somente para a capital e região metropolitana de São Paulo).

A produção dos pratos é dividida. A maior parte é feita na própria cozinha do mercado Bendito Frio, mas alguns pratos são produzidos por fornecedores terceirizados, homologados pelo empresário. "Visitamos as cozinhas constantemente e mantemos o padrão das receitas."

Com concorrência em alta, mostrar sempre o diferencial

Segundo Leonardo Lopes, consultor do Sebrae-SP, o mercado de comida saudável e de fácil consumo está em alta e é uma tendência que veio para ficar.

"Há muita opção de comida pronta nos Estados Unidos, França e em outros países. Esta tendência chegou muito forte aqui e vem se ampliando. Hoje é possível encontrar várias opções de comida congelada: saudável, fitness, gourmet e que atendem todos os públicos."

Lopes diz, no entanto, que quem pretende abrir um negócio na área deve mapear muito bem a região onde deseja atuar para ver a sua demanda.

"Como a concorrência neste segmento vem crescendo, é preciso mostrar um diferencial. Se o empresário perceber que o público naquela região é mais fitness ou mais gourmet, por exemplo, ele pode se especializar e servir pratos exclusivos para esses públicos."

Onde encontrar

Bendito Frio - http://www.benditofrio.com.br
 

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