Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Ouviu heavy metal em loja de bebê e agora faz playlists que combinam melhor

Helio Brito fundou a Ooxy, franquia que faz playlists personalizadas para comércio - Divulgação
Helio Brito fundou a Ooxy, franquia que faz playlists personalizadas para comércio Imagem: Divulgação

Larissa Coldibeli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/08/2017 04h00

A tarefa de comprar um presente para o bebê de um amigo virou uma árdua experiência para o administrador de empresas Helio Brito, 45, em 2006. O motivo foi o som ambiente com músicas pesadas de heavy metal. Dessa experiência, ele teve a ideia de criar, em 2007, a DMC Media, que cria playlists de músicas coerentes para cada marca e com inserções de gravações personalizadas.

Em fevereiro deste ano, ele criou a Ooxy, que oferece o mesmo serviço, só que para pequenas empresas. A diferença da DMC Media para a Ooxy é o porte dos clientes e o preço do serviço.

Eu já tenho uma empresa de eventos, então, presto atenção a estes detalhes. As lojas não devem tocar o gosto musical do dono ou dos funcionários, elas têm que refletir a identidade da marca. Ajudamos as empresas a encontrar sua identidade e a transmitimos em música. Com isso, o tempo de permanência do cliente pode aumentar até 30%, segundo estudo da Leicester University, do Reino Unido

Em redes de fast food, por exemplo, em que a rotatividade dos clientes tende a ser grande, a playlist indicada, segundo Brito, é feita com músicas mais agitadas e em volume mais alto.

A DMC Media foi fundada há dez anos com investimento inicial de aproximadamente R$ 400 mil na época. Como já atendia grandes redes de varejo com sua empresa de eventos, não foi difícil conquistar os primeiros clientes, entre eles, restaurantes, lojas de lingerie e cafeterias. Atualmente, a empresa possui oito funcionários e deve faturar R$ 1 milhão em 2017. Em 2016, faturou R$ 890 mil. O lucro não foi divulgado.

Para atender também os pequenos comércios e fazer sua empresa crescer, Brito lançou a marca Ooxy, que quer ser uma rede de franquias para trabalhar em casa. O investimento inicial foi de R$ 230 mil. A expectativa é chegar a até 10 unidades no primeiro ano. Já há duas em funcionamento, nas cidades de Maringá (PR) e Rio de Janeiro.

Franquia custa a partir de R$ 19,5 mil

Confira abaixo os dados da franquia fornecidos pela empresa:

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19,5 mil (taxa de franquia + capital de giro)
  • Faturamento médio mensal: R$ 8.000
  • Lucro médio mensal: R$ 2.400 (30% do faturamento)
  • Prazo de retorno previsto: 18 meses

Serviço custa a partir de R$ 59 por mês

A DMC atende empresas maiores com serviços personalizados que custam a partir de R$ 79 por mês, por loja, para redes com mais de 150 unidades. O serviço pode chegar a R$ 400 por mês, dependendo do tamanho da rede (quanto menor, mais caro) e dos serviços envolvidos (há opção de vídeos corporativos também).

A Ooxy tem preços que começam em R$ 59 por mês, por loja, para playlists prontas, feitas de acordo com o tipo do estabelecimento. O valor é para playlists com 350 a 450 músicas, atualizadas regularmente, e dois spots, que são gravações personalizadas da loja, que podem anunciar uma promoção, por exemplo, ou divulgar a marca. O serviço também pode custar R$ 400 por mês dependendo do nível de personalização da rádio. 

“Pretendo atrair como franqueados pessoas que já trabalham como fornecedores do varejo. Assim, a venda do serviço fica mais fácil, e eles têm uma opção de renda recorrente”, diz o empresário.

Lucro é baixo e franqueado tem que ter perfil correto

Para o consultor especializado em franquias Luis Stockler, da BaStockler, a rede oferece uma boa oportunidade de negócio. "Música ambiente é uma necessidade do comércio e montar playlists dá trabalho", afirma. 

Ele diz, porém, que essa é uma venda técnica e que leva tempo até se criar uma carteira de clientes. "É uma boa estratégia apostar em franqueados que já tenham relacionamento com o varejo, pois isso abre portas. Além disso, o lucro é baixo, proporcional ao valor do investimento, então, tem que ser encarado realmente como uma renda complementar", declara.

Onde encontrar:

Ooxy: www.ooxy.com.br

CONSULTORES DÃO DICAS PARA ESCOLHER UMA FRANQUIA

UOL Notícias