Ouviu heavy metal em loja de bebê e agora faz playlists que combinam melhor
A tarefa de comprar um presente para o bebê de um amigo virou uma árdua experiência para o administrador de empresas Helio Brito, 45, em 2006. O motivo foi o som ambiente com músicas pesadas de heavy metal. Dessa experiência, ele teve a ideia de criar, em 2007, a DMC Media, que cria playlists de músicas coerentes para cada marca e com inserções de gravações personalizadas.
Em fevereiro deste ano, ele criou a Ooxy, que oferece o mesmo serviço, só que para pequenas empresas. A diferença da DMC Media para a Ooxy é o porte dos clientes e o preço do serviço.
Eu já tenho uma empresa de eventos, então, presto atenção a estes detalhes. As lojas não devem tocar o gosto musical do dono ou dos funcionários, elas têm que refletir a identidade da marca. Ajudamos as empresas a encontrar sua identidade e a transmitimos em música. Com isso, o tempo de permanência do cliente pode aumentar até 30%, segundo estudo da Leicester University, do Reino Unido
Em redes de fast food, por exemplo, em que a rotatividade dos clientes tende a ser grande, a playlist indicada, segundo Brito, é feita com músicas mais agitadas e em volume mais alto.
A DMC Media foi fundada há dez anos com investimento inicial de aproximadamente R$ 400 mil na época. Como já atendia grandes redes de varejo com sua empresa de eventos, não foi difícil conquistar os primeiros clientes, entre eles, restaurantes, lojas de lingerie e cafeterias. Atualmente, a empresa possui oito funcionários e deve faturar R$ 1 milhão em 2017. Em 2016, faturou R$ 890 mil. O lucro não foi divulgado.
Para atender também os pequenos comércios e fazer sua empresa crescer, Brito lançou a marca Ooxy, que quer ser uma rede de franquias para trabalhar em casa. O investimento inicial foi de R$ 230 mil. A expectativa é chegar a até 10 unidades no primeiro ano. Já há duas em funcionamento, nas cidades de Maringá (PR) e Rio de Janeiro.
Franquia custa a partir de R$ 19,5 mil
Confira abaixo os dados da franquia fornecidos pela empresa:
- Investimento inicial: a partir de R$ 19,5 mil (taxa de franquia + capital de giro)
- Faturamento médio mensal: R$ 8.000
- Lucro médio mensal: R$ 2.400 (30% do faturamento)
- Prazo de retorno previsto: 18 meses
Serviço custa a partir de R$ 59 por mês
A DMC atende empresas maiores com serviços personalizados que custam a partir de R$ 79 por mês, por loja, para redes com mais de 150 unidades. O serviço pode chegar a R$ 400 por mês, dependendo do tamanho da rede (quanto menor, mais caro) e dos serviços envolvidos (há opção de vídeos corporativos também).
A Ooxy tem preços que começam em R$ 59 por mês, por loja, para playlists prontas, feitas de acordo com o tipo do estabelecimento. O valor é para playlists com 350 a 450 músicas, atualizadas regularmente, e dois spots, que são gravações personalizadas da loja, que podem anunciar uma promoção, por exemplo, ou divulgar a marca. O serviço também pode custar R$ 400 por mês dependendo do nível de personalização da rádio.
“Pretendo atrair como franqueados pessoas que já trabalham como fornecedores do varejo. Assim, a venda do serviço fica mais fácil, e eles têm uma opção de renda recorrente”, diz o empresário.
Lucro é baixo e franqueado tem que ter perfil correto
Para o consultor especializado em franquias Luis Stockler, da BaStockler, a rede oferece uma boa oportunidade de negócio. "Música ambiente é uma necessidade do comércio e montar playlists dá trabalho", afirma.
Ele diz, porém, que essa é uma venda técnica e que leva tempo até se criar uma carteira de clientes. "É uma boa estratégia apostar em franqueados que já tenham relacionamento com o varejo, pois isso abre portas. Além disso, o lucro é baixo, proporcional ao valor do investimento, então, tem que ser encarado realmente como uma renda complementar", declara.
Onde encontrar:
Ooxy: www.ooxy.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.