IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

App controla peso e vacina de vaca e boi, mas sinal ruim no campo atrapalha

Colaboração para UOL, em São Paulo

05/04/2018 04h00

A tecnologia é tão necessária no campo quanto na cidade, e facilita bem a vida. Imagine um fazendeiro ter que pesar todos os bois e vacas de sua propriedade. Um aplicativo desenvolvido no Brasil ajuda nessa tarefa e em outras, como determinar a data da próxima vacina e a melhor hora de vender os animais.

O aplicativo coleta os dados do funcionamento de toda a fazenda por meio do celular. A ideia foi implantada em 470 fazendas do Sul do país pela empresa JetBov, criada por Giovani Zamboni e Xisto Alves de Souza, em 2015, em Joinville (SC). A empresa não divulga faturamento nem lucro.

O problema, segundo especialistas, é que a área rural brasileira ainda não tem um bom sinal de internet, o que atrapalha inovações como essa e o aumento da produtividade. O app até coleta os dados offline, dispensando a internet, mas ele precisa de conexão para sincronizar as informações com todo o sistema.

Leia também:

Zamboni diz que o app gerencia a propriedade, mostrando para o produtor detalhes do seu rebanho, produtividade da fazenda e custos. O sistema é voltado para pecuária de corte.

Caminho certo, mas conexão rural é um problema

Alexandre Souza, gestor do programa Startup Santa Catarina, iniciativa do Sebrae/SC, que oferece capacitação para empresas de tecnologia diz que a JetBov está no caminho certo, pois o mercado de tecnologia agropecuária tem uma demanda muito grande no país.

“O setor deve crescer muito nos próximos anos. As dores do agronegócio são grandes e ainda há muito para ser explorado. Porém a nossa infraestrutura digital no meio rural precisa amadurecer mais. Com o avanço da internet para o meio rural e a melhoria da infraestrutura digital no campo, as possibilidades para o setor são quase infinitas”, declara Souza.

Outro ponto a favor da JetBov levantado por Luís Felipe Franco, gerente de Programas de Aceleração da Endeavor, com MBA na Fundação Getúlio Vargas e certificação em Finanças pelo Insper, é que falta gestão para o agropecuarista. "Ele não tem previsibilidade, não consegue fazer o orçamento da produção, nem medir qual vai ser, exatamente, a eficiência da produção, por exemplo."

“A Jetbov traz insights e dados para resolver essa dor gigante do pecuarista. É um mercado que está ganhando bastante atenção. Vimos bancos se interessando pelo mercado, e fundos que estão começando a criar suas teses de investimento para esse setor. As desvantagens para o pecuarista é a questão da adoção da tecnologia. O brasileiro é muito aberto a isso, mas no campo especificamente, a gente tem um desafio que é a conectividade. Se, em grandes cidades já temos esse problema, imagine no campo."

Onde encontrar:

JetBov - http://www.jetbov.com/

(Reportagem: Priscila Gorzoni; edição: Armando Pereira Filho)

Campanha reforça comunicação entre o campo e a cidade

Band Terra Viva