Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Feira tem franquia a partir de R$ 1.000, mas evite comprar negócio na hora

A Franchise4u reúne no mesmo evento marcas e candidatos à franquia - Divulgação
A Franchise4u reúne no mesmo evento marcas e candidatos à franquia Imagem: Divulgação

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/01/2019 04h00Atualizada em 30/01/2019 11h48

Pelo segundo ano consecutivo, a empresa Franchise4u promove uma série de feiras de franchising no país, reunindo no mesmo evento marcas e candidatos à franquia. A primeira Franchise4u deste ano será em 14 de fevereiro, em São Paulo, na qual o investimento inicial das marcas varia de R$ 1.000 (Omiexperience, modelo Move da franquia de sistema de gestão online) a R$ 4 milhões (Regus, uma franquia de coworking e escritórios).

Especialistas afirmam, no entanto, que é desaconselhável você fechar contratos em feiras, agindo por impulso e sob a pressão do momento. Antes de assinar o contrato, você deve pesquisar as marcas e o mercado, ler atentamente a Circular de Ofertas de Franquias (COF), calcular todos os investimentos e riscos, conversar com franqueados e não investir todo o seu capital no negócio.

Pesquisa do Sebrae-SP aponta que a principal causa de mortalidade das micro e pequenas empresas é a falta de planejamento ou ter um plano de negócio inadequado. Portanto, assinar contrato apressadamente numa feira de negócios não é o recomendável, segundo o Sebrae.

"Não existem negócios sem riscos, mas você precisa conhecê-los, avaliá-los, e ponderar se está preparado para se tornar um franqueado", afirmou André Friedheim, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Cuidado com franquias muito baratas

Como há franquias baratas na feira, é preciso tomar cuidado. Especialistas alertam para um risco comum ao comprar franquias baratas é o franqueado se tornar, na prática, um vendedor dos produtos da franqueadora, e ainda pagar taxas altas para isso.

16 edições da Franchise4u em 2019

No total, serão realizadas 16 edições da Franchise4u neste ano (veja calendário no final deste texto). Em 2018, foram dez edições, o que gerou cerca de mil negócios fechados no ato ou no pós-evento, de acordo com a empresa.

"A Franchise4u não é uma feira de passeio. É uma feira qualitativa, e não quantitativa, e tem sido procurada por sua assertividade", afirmou Ricardo Branco, diretor executivo da Franchise4u.

Segundo ele, o grande diferencial da feira é disponibilizar com antecedência a lista de expositores em seu site, no qual o investidor analisa as informações sobre o negócio de seu interesse, além de verificar taxas e valores de investimento. 

Se tiver interesse naquela franquia, ele pode agendar um horário para reuniões individuais na feira com os representantes de cada marca. O agendamento também pode ser feito na hora, desde que haja horários disponíveis da marca que o interessado deseja conhecer.

"Assim, a pessoa comparece ao local na hora marcada e pode manter uma conversa de qualidade até com diretores, gerentes de expansão e consultores do alto escalão das franqueadoras", afirmou Branco.

Na feira de São Paulo, estarão marcas como Bob's, Cacau Show, Fisk, Doutor Faz Tudo, Yoggi, Kumon, Fábrica de Bolo, OrthoDontic, Maria Brasileira, Megamatte, Emagrecentro, Open Laser, Pet Mais Vida e Up! Escola de Beleza, entre outras.

Confira as edições deste ano da Franchise4u:

  • São Paulo: 14/2
  • Fortaleza (CE): 21/3
  • Goiânia (GO): 11/4
  • Campinas (SP): 25/4
  • Curitiba (PR): 16/5
  • Salvador (BA): 30/5
  • Belo Horizonte (MG): 13/6
  • Ribeirão Preto (SP): 18/7
  • Vitória (ES): 8/8
  • Rio de Janeiro: 29/8
  • Recife (PE): 19/9
  • Manaus (AM): 10/10
  • Brasília (DF): 24/10
  • Florianópolis (SC): 7/11
  • Porto Alegre (RS): 21/11
  • Natal (RN): 5/12

Serviço:

  • Franchise4u São Paulo
  • Data: 14 de fevereiro de 2019, das 10h às 21h
  • Local: Hotel Unique (Av. Brigadeiro Luís Antonio, 4.700)
  • Informações e agendamentos: www.franchise4u.com.br
PUBLICIDADE
Errata: este conteúdo foi atualizado
A versão inicial deste texto informava que o investimento inicial para a franquia Regus é de R$ 3 milhões. O correto é R$ 4 milhões. A informação havia sido passada pela assessoria de imprensa da feira, que, depois, retificou o valor. O texto foi corrigido.