Micro e pequenas empresas batem recorde de inadimplência em março
A inadimplência das micro e pequenas empresas (MPE) chegou a 5,4 milhões em março --o número é o maior da série histórica, iniciada em março de 2016. A alta foi de 6,9%, na comparação com o mês de março do ano passado. Os dados foram divulgados pela Serasa Experian.
Se computada a inadimplência das empresas de todos os portes, o número também é recorde: 5,7 milhões. Em fevereiro de 2018, o número era 5,6 milhões (alta de 0,8%). Quando comparada com março de 2018, o volume foi 4,5% maior. As MPE representam 95% do total das empresas inadimplentes no país.
Inadimplência de MPE em março por segmento:
- Serviços: 48% (alta de 11,6% no comparativo anual)
- Comércio: 43,2% (alta de 2,8% no comparativo anual)
- Indústria: 8,4% (alta de 3,2% no comparativo anual)
De acordo com a Serasa Experian, o fraco desempenho da atividade econômica durante o primeiro trimestre deste ano e a alta da inflação foram os responsáveis pelo aumento do número de MPE com dívidas atrasadas e negativadas.
Na plataforma Serasa Empreendedor, da Serasa Experian, os MPE podem simular e até contratar opções de crédito, para quitação de dívidas, compra de equipamentos, estoque e fluxo de caixa, por exemplo. O marketplace de crédito é um serviço 100% digital e gratuito. Desde o seu lançamento, em abril do ano passado, já foram simulados mais de 2 bilhões em crédito dentro da plataforma.