IPCA
0,51 Nov.2019
Topo

Empreendedorismo


Empresa lança franquia de parque de diversão dentro de contêiner

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/06/2019 04h00

Colocar brinquedos de parque de diversão infantil dentro de um contêiner. Essa foi a ideia da empresa ToyCompany, que lançou esse modelo de franquia numa feira do setor, em São Paulo, no final de maio. É o único modelo de franquia da empresa.

O ToyCompany Container é um espaço de 60 m² composto por brinquedos para crianças na faixa etária de 1 a 9 anos, com cenografias temáticas, multijogos, basquete kids, cineminha, cama elástica, escorregadores, labirinto, piscina de espuma e mesinhas de desenhos, entre outros.

O investimento inicial da franquia é de R$ 279 mil, já com o contêiner equipado.

Segundo Mauro Meinerz, 40, sócio da empresa, o franqueado pode agregar outros produtos ao contêiner, como pipoqueiras, vending machine e máquinas de sorvete expresso.

"Pensamos no conforto e segurança das crianças. O ambiente do contêiner é climatizado e monitorado e atende as normas de acessibilidade e segurança", disse Meinerz.

Contêiner pode ser itinerante, mas precisa pagar frete

A franquia pode operar de duas maneiras: fixa ou itinerante. O franqueado poderá trabalhar, por exemplo, em feiras, eventos, rodeios, festas típicas, empresas, shoppings, supermercados, condomínios, restaurantes, clubes, lançamentos imobiliários, escolas e hotéis.

Segundo a empresa, o franqueado pode colocar o contêiner em locais como supermercados, praças e shoppings (pagando aluguel por isso) ou ser contratado por empresas para eventos e festas (cobrando aluguel para o período de locação). O faturamento viria dos ingressos e de eventuais aluguéis do contêiner para eventos, segundo Meinerz.

Para transportar o contêiner, o franqueado deve contratar empresas de frete. O transporte é feito por carreta que contenha sistema hidráulico para içamento e com 12 metros de comprimento.

Confira dados do negócio fornecidos pela empresa:

  • Investimento inicial: R$ 279 mil (inclui taxa de franquia, capital de giro, contêiner equipado e frete do contêiner até o franqueado)
  • Royalties: R$ 2.000 por mês
  • Taxa de propaganda: R$ 5.000 (no primeiro mês) e depois R$ 950 por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
  • Lucro médio mensal: 55%
  • Prazo de retorno: de 15 a 19 meses

Antes de comprar franquia, veja algumas recomendações de especialistas, como, por exemplo, não investir todo o seu dinheiro no negócio e ler atentamente a Circular de Oferta de Franquia (COF), uma espécie de raio-x da empresa.

Criada em Joinville (SC), a ToyCompany atua em áreas kids de shoppings centers há mais de dez anos.

Empresa deve diversificar brinquedos, diz consultor

Ruy Barros, consultor do Sebrae-SP, disse que o maior diferencial da empresa é a própria apresentação da franquia: em contêiner.

"Outro destaque são os brinquedos colocados dentro do contêiner. A maioria sem tecnologia. As crianças entram ali para brincar e se divertir. Isso resgata o lado mais lúdico da criança." Barros disse, no entanto, que a empresa deve ficar atenta à diversificação dos brinquedos para sempre atrair a atenção das crianças.

Outro ponto de ressalva, segundo o consultor, é encontrar o franqueado ideal, já que o potencial do negócio se concentra praticamente nos finais de semana, feriados e férias. "Para o franqueado, a questão da logística no transporte do contêiner deve ser analisada", afirmou.

Onde encontrar:

ToyCompany - https://toycompany.net.br/seja-um-franqueado/

Errata: o texto foi atualizado
O texto informava incorretamente que havia taxa de instalação no investimento inicial da franquia. O que é cobrado é o contêiner equipado. A informação foi corrigida.

Empreendedorismo