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Cervejaria de SC lança franquia de carrinho de praia para vender chope

Beach Beer, da Alles Blau, é um carrinho de praia para o franqueado vender chope em locais públicos - Divulgação
Beach Beer, da Alles Blau, é um carrinho de praia para o franqueado vender chope em locais públicos Imagem: Divulgação

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/07/2019 04h00

A Alles Blau, uma cervejaria artesanal de Blumenau (SC), aderiu ao franchising e lançou cinco modelos de negócio, durante a 28ª ABF Franchising Expo, que aconteceu no final de junho, em São Paulo. Um deles é o Beach Beer/Bike Beer, um carrinho de praia ou bike para o franqueado vender chope em locais públicos.

Lançados em parceria com o Grupo Bonaparte, os cinco modelos de negócios são: Beach Beer/Bike Beer, Beer Truck (uma Kombi adaptada), Quiosque, Pub e Brew Pub (um pub com estrutura de produção de cerveja sob acompanhamento técnico da marca). O investimento varia de R$ 25 mil a R$ 660 mil.

De acordo com a Alles Blau, a meta é ter cem unidades franqueadas até o final de 2020.

A linha de produtos conta com nove estilos: Pilsen, Weiss, APA, IPA, Witbier, Strong Golden Ale, Blonde Ale, Imperial Stout e Catharina Sour.

Veja os dados da franquia do modelo mais barato e do mais caro. As informações foram fornecidas pela empresa.

Beach Beer/Bike Beer

  • Investimento inicial: R$ 25 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: isento
  • Taxa de propaganda: isento
  • Faturamento médio mensal: R$ 9.000
  • Lucro médio mensal: de 25% a 35%
  • Prazo de retorno: até 12 meses

Brew Pub

  • Investimento inicial: R$ 660 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: 6% por mês
  • Taxa de propaganda: 2% por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
  • Lucro médio mensal: de 25% a 35%
  • Prazo de retorno: até 24 meses

Cuidados antes de investir em franquia

Antes de comprar franquia, veja algumas recomendações de especialistas, como, por exemplo, não investir todo o seu dinheiro no negócio e ler atentamente a Circular de Oferta de Franquia (COF), uma espécie de raio-x da empresa.

Mas tome cuidado com franquias de baixo valor. Especialistas alertam que um risco comum que se corre ao comprar franquias baratas é o franqueado se tornar, na prática, um vendedor dos produtos da franqueadora, e ainda pagar taxas altas para isso.

Planejamento logístico e cuidado com a concorrência

Para Adriano Buzoli, consultor de negócios do Sebrae-SP, a cervejaria artesanal trouxe inovação com seu modelo de negócio de bike e carrinho de praia.

"São canais de venda direcionados ao pequeno investidor, que, com baixo custo de investimento, vão levar comodidade ao consumidor. Se o atendimento, a qualidade do produto e o preço forem bons, isso fideliza o cliente", afirmou.

Sobre o investimento inicial, Buzoli disse que o franqueado deve levar em consideração o "potencial de vendas desse canal de vendas".

"Imagine dias de chuva em que o carrinho e/ou bike não poderão circular pelos locais de interesse. A venda diminui, e a expectativa de retorno demora mais para ser alcançada", afirmou. Para ele, é preciso ter um planejamento dos pontos de vendas para que este investimento não se torne inviável a médio prazo.

Buzoli disse também que a empresa tem de fazer planejamento estratégico para não ter um número excessivo de franqueados num mesmo local. Outro ponto a ser observado, segundo o consultor, é a concorrência, que pode adaptar um carrinho similar para vender cervejas e chopes.

Onde encontrar:

Alles Blau - https://www.cervejariaallesblau.com.br/
Contato para franqueados: 0300-3130000

Mulheres na produção de cerveja artesanal

bandrs
Errata: o texto foi atualizado
A versão original deste texto informava, incorretamente, que o modelo Beach Bike/Bike Beer tem investimento inicial de R$ 27 mil e prazo de retorno de oito a 12 meses. Na verdade, o investimento é de R$ 25 mil, e o prazo é de até 12 meses. Além disso, o texto informava que o modelo Brew Pub tem lucro médio mensal de no mínimo 20% e prazo de retorno de oito a 12 meses. Na verdade, o lucro médio mínimo é de 25%, e o prazo de retorno é de até 24 meses. A empresa retificou as informações, e a reportagem foi corrigida.

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