Cervejaria de SC lança franquia de carrinho de praia para vender chope
A Alles Blau, uma cervejaria artesanal de Blumenau (SC), aderiu ao franchising e lançou cinco modelos de negócio, durante a 28ª ABF Franchising Expo, que aconteceu no final de junho, em São Paulo. Um deles é o Beach Beer/Bike Beer, um carrinho de praia ou bike para o franqueado vender chope em locais públicos.
Lançados em parceria com o Grupo Bonaparte, os cinco modelos de negócios são: Beach Beer/Bike Beer, Beer Truck (uma Kombi adaptada), Quiosque, Pub e Brew Pub (um pub com estrutura de produção de cerveja sob acompanhamento técnico da marca). O investimento varia de R$ 25 mil a R$ 660 mil.
De acordo com a Alles Blau, a meta é ter cem unidades franqueadas até o final de 2020.
A linha de produtos conta com nove estilos: Pilsen, Weiss, APA, IPA, Witbier, Strong Golden Ale, Blonde Ale, Imperial Stout e Catharina Sour.
Veja os dados da franquia do modelo mais barato e do mais caro. As informações foram fornecidas pela empresa.
Beach Beer/Bike Beer
- Investimento inicial: R$ 25 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
- Royalties: isento
- Taxa de propaganda: isento
- Faturamento médio mensal: R$ 9.000
- Lucro médio mensal: de 25% a 35%
- Prazo de retorno: até 12 meses
Brew Pub
- Investimento inicial: R$ 660 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
- Royalties: 6% por mês
- Taxa de propaganda: 2% por mês
- Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
- Lucro médio mensal: de 25% a 35%
- Prazo de retorno: até 24 meses
Cuidados antes de investir em franquia
Antes de comprar franquia, veja algumas recomendações de especialistas, como, por exemplo, não investir todo o seu dinheiro no negócio e ler atentamente a Circular de Oferta de Franquia (COF), uma espécie de raio-x da empresa.
Mas tome cuidado com franquias de baixo valor. Especialistas alertam que um risco comum que se corre ao comprar franquias baratas é o franqueado se tornar, na prática, um vendedor dos produtos da franqueadora, e ainda pagar taxas altas para isso.
Planejamento logístico e cuidado com a concorrência
Para Adriano Buzoli, consultor de negócios do Sebrae-SP, a cervejaria artesanal trouxe inovação com seu modelo de negócio de bike e carrinho de praia.
"São canais de venda direcionados ao pequeno investidor, que, com baixo custo de investimento, vão levar comodidade ao consumidor. Se o atendimento, a qualidade do produto e o preço forem bons, isso fideliza o cliente", afirmou.
Sobre o investimento inicial, Buzoli disse que o franqueado deve levar em consideração o "potencial de vendas desse canal de vendas".
"Imagine dias de chuva em que o carrinho e/ou bike não poderão circular pelos locais de interesse. A venda diminui, e a expectativa de retorno demora mais para ser alcançada", afirmou. Para ele, é preciso ter um planejamento dos pontos de vendas para que este investimento não se torne inviável a médio prazo.
Buzoli disse também que a empresa tem de fazer planejamento estratégico para não ter um número excessivo de franqueados num mesmo local. Outro ponto a ser observado, segundo o consultor, é a concorrência, que pode adaptar um carrinho similar para vender cervejas e chopes.
Onde encontrar:
Alles Blau - https://www.cervejariaallesblau.com.br/
Contato para franqueados: 0300-3130000
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.